Vacinação contra a gripe estendida até o dia 15 de junho

Mais de 29 mil doses já foram aplicadas em Barbacena

Pacientes de Barbacena que integram o público alvo da campanha de vacinação contra a gripe têm até o dia 15 de junho para procurar uma Unidade Básica de Saúde. A imunização está disponível em todas as UBSs.

Além das crianças de seis meses a menores de 05 anos, fazem parte do grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, desde que apresentem obrigatoriamente declaração médica comprobatória da condição.

Desde que a campanha começou, no dia 23 de abril, até o dia 29 de maio, foram aplicadas 29.674 doses em Barbacena. Para os grupos prioritários, 24.330 doses, totalizando 88.92% de cobertura vacinal. A Secretaria de Educação chamou atenção para o grupo das gestantes, que alcançou somente 60,15%, e crianças, com 81,70%, até o momento.

A vacina contra o vírus da gripe não pode ser aplicada em pessoas com histórico de alergia a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina, e para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. Para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos, que nunca foram vacinadas, a vacinação é feita em duas doses, com intervalo de 30 dias.

Destaque linha 1