Um Pai constrói Homens

Meus cumprimentos a todos. Nesse instante, abrem-se as cortinas para um grande show que vai emocioná-los e tocar fundo em seus corações. Na pauta desse evento, vamos homenagear os Pais. 

A celebração do Dia dos Pais surgiu nos Estados Unido em 1909, quando Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da Guerra Civil Americana, resolveu homenagear seu pai. O desejo de Sonora, que surgiu ao ouvir um sermão dedicado às mães, era agradecer ao pai pela dedicação aos filhos após ter perdido sua esposa no nascimento de seu sexto filho. Ele teria criado os filhos sozinho e era visto pela filha como um herói. Em 1910, com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade, Sonora enviou à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, a sua petição para que a data se tornasse oficial. Assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

No Brasil, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos. Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, como permanece até hoje.

Aproveito a data para homenagear vários tipos de pais. Evidente que você vai identificar o seu e muitos outros. Vamos começar:

AUTORITÁRIO: De mente fechada para o mundo e para as novidades. O seu ponto de vista sempre tem que prevalecer, porém, por ser tão autoritário, acaba ensinando muito valores positivos aos seus filhos como ser honesto e fiel a todas as pessoas.

SUPERPROTETOR: É o faz tudo por todos em casa. Procura proporcionar o melhor para sua família e quando não consegue, acaba se sentindo menor. O problema desse pai é que ele tende a colocar o mundo sobre os seus ombros e se sobrecarregar. Acaba também mantendo os seus filhos numa bolha, tornando-os muito sensíveis aos problemas do mundo. 

 

HIPSTER: É o pai da nova era! Veste seus filhos com a roupa da moda e coloca Indie Rock como canção de ninar. Esses pais se espelham na geração em que viveram, cheia de modismos e com uma opinião forte de como viver sua própria vida. Geralmente tem até 30 anos de idade e tem um estilo de vida bem alternativo. 

 

MADURO: É o pai ideal e que todos os filhos um dia almejaram em ter, pois respeita a opinião de todos e espera que tomem suas próprias decisões, independentemente se forem certas ou erradas. Esse pai pode parecer que não existe, mas ele está presente no âmago de todo pai que ama os seus filhos e que os quer felizes.

 

ENGRAÇADO: É o pai amigo de todos os seus amigos e todos o amam. É a alma da festa e diverte-se contando piadas novas nos encontros familiares. O melhor desse pai é que ele sabe a dosagem certa das comédias e nunca beira o exagero. 

 

ORGULHOSO: Sente orgulho de tudo o que seu filho faz. Desde o primeiro choro até a sua graduação. Isso é bom, pois seu filho sempre se sentirá vitorioso e feliz por cada pequena coisa que realiza. Geralmente educa seus filhos para que sejam pessoas humildes e extremamente felizes.

 

MELHOR AMIGO: Estilo paizão, amigo, companheiro e que está junto para o que der e vir. Esse pai dá os melhores conselhos e ajuda os filhos em todas as dificuldades. É o ombro para chorar e a mão que ajuda a levantar. 

 

VICIADO EM TRABALHO: Trabalha 24 horas por dia. Quando você se lembra de sua infância, apenas tem lembranças de seu pai trabalhando. Porém, não fique triste ou amargurado. Se isto ocorreu pode ter certeza que ele fez para o bem de sua família. Afinal, o melhor de tudo nunca deve ter faltado em sua casa. Se você sente falta do amor de seu pai, converse com ele e explique como o amor que compartilham é maior que qualquer coisa material!

 

PAI BIOLÓGICO: Aquele que só fez e sumiu. 

 

PAI ADOTIVO: Aquele que abraçou sem conhecer. 

 

PAI CARINHOSO: Aquele que beija, abraça, coloca nos braços e dar colo. 

 

PAI AGRESSIVO: Aquele que só sabe falar gritando ou batendo. 

 

PAI ALEGRE: Sempre tem um sorriso nos lábios. 

 

PAI TRISTE: Aquele que pelas más atitudes dos filhos tornou-se um homem triste. 

 

PAI FALECIDO: Aquele que já não está presente, mas que ficou na memória dos seus. “O tempo une e separa, mas nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas que por algum motivo um dia nos fizeram felizes”.

 

PAI MALTRATADO: Desprezado por aqueles que deveriam amar. 

 

PAI VENCEDOR: Aquele que todo dia conquista o coração dos seus filhos com seu exemplo. A maior conquista que um pai pode ter é conquista os corações dos seus filhos.

 

PAI DOS PAIS: Deus, o criador dos céus e da terra, que nos amou de tal maneira que nos deu o seu único filho, Jesus Cristo e que NADA nos separará do seu AMOR.  Seja grato (a)  ao seu pai não somente com palavras mais com atitudes.

 

Esse texto é dedicado a todos os pais. Que eles tenham perseverança, fé, equidade, saúde e muito amor. Com alegria, eu lhes dedico essa oração de autoria de Emmanuel e psicografada por Chico Xavier. Muita luz de sabedoria nos caminhos de todos vocês. 

 

Nosso Pai, que estás em toda parte;
Santificado seja o teu nome,
no louvor de todas as criaturas;
Venha a nós o teu reino
de amor e sabedoria;
Seja feita a tua vontade,
acima dos nossos desejos;
Tanto na terra, quanto
nos círculos espirituais;
O pão nosso do corpo da mente
dá-nos hoje;
Perdoa as nossas dívidas,
ensinando-nos a perdoar nossos
devedores com esquecimento de todo mal;
Não permitas que venhamos a cair
sob os golpes da tentação de nossa
própria inferioridade;
Livrai-nos do mal que ainda reside em nós mesmos;
Porque só em ti brilha
a luz eterna do reino e do poder,
da glória e da paz, da justiça e do amor
para sempre!
Assim Seja!

 

(Fontes: Wikipédia/Site: Mensagens com amor – Tipos de pais/Tipos de pais – Irismar Oliveira)