UFSJ sobe ao pódio mais uma vez na SAE Brasil pela equipe Trem Ki Voa Micro

O desafio nacional de Engenharia Aeronáutica, conhecido como Competição SAE Brasil AeroDesign premiou, neste ano, em 2º lugar,  a equipe “Trem Ki Voa Micro” da Universidade Federal de São João Del-Rei. A competição, que pela primeira vez teve uma edição on-line, é realizada pela Associação de Engenheiros da Mobilidade (SAE).

 

O desafio consiste em projetar e construir um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), radio controlado e transportador de carga. A equipe já é tetracampeã nacional na classe micro e compete no evento desde 2010, tendo conquistado a 6ª colocação geral entre 20 equipes do mundo todo este ano.

 

A apresentação do projeto nacional 2020 está disponível no canal do Youtube do grupo.

 

 

O projeto

 

O Trem Ki Voa é um projeto de caráter educativo e competitivo, criado em 2000 por alunos da UFSJ. O Trem Ki Voa Micro tem a orientação do professor do Departamento de Ciências Térmicas dos Fluidos (DCTEF) Cláudio Pellegrini.

 

A equipe foi campeã da SAE Brasil pela primeira vez em 2014 e, no ano seguinte, representou o país na competição mundial SAE AeroDesignEast, na cidade de Lakeland, nos Estados Unidos, onde conquistou o título de vice-campeã mundial.

 

Em 2017 a equipe se tornou tricampeã nacional na classe micro, o que garantiu a volta aos Estados Unidos em 2018, quando conquistaram o segundo melhor resultado na apresentação de projeto. Em 2019, a equipe alcançou o tetracampeonato e as menções honrosas de “Melhor Projeto” da classe micro, pelo segundo ano consecutivo, “Maior Pontuação na Missão LAPES” e “Maior “Acuracidade” de Carga Paga”.