Sob nova curadoria, Festival da Loucura voltará a ser realizado em Barbacena

No dia 15 de julho o tradicional Festival da Loucura completou 15 anos de existência, e voltará a acontecer em Barbacena no ano de 2022. Sendo um dos mais inusitados e originais eventos do estado de Minas Gerais, o festival mostra a relação entre a arte e a insanidade e mobiliza a cidade inteira com discussões sobre o preconceito, transformando o estigma da loucura em uma marca de projeção. 

A edição de 2022 será coordenada pela Produtora Cultivar Eventos e contará com a curadoria do idealizador do festival, Ralph Justino. A previsão é de que o evento aconteça entre os dias 11 e 17 de julho de 2022, com uma programação diversificada em espaços públicos.

Rafael Coimbra, um dos diretores da Produtora destaca que o resgate e a valorização da história da cidade são de extrema importância e que não existem apenas pontos negativos, sendo motivo de orgulho de uma história de superação e respeito às diferenças. Para ele, “o Festival da Loucura irá desbravar alguns caminhos do mundo tão diverso da cultura e desmistificar a loucura atribuída à cidade, trazendo a mudança de paradigmas e combatendo o preconceito. Vai abordar e discutir a inclusão e a relação da sociedade com as diferenças, contribuindo de maneira relevante com a educação em todos os níveis e trazendo fortalecimento para as áreas acadêmica e científica”, complementou Rafael.

O Festival teve sua primeira edição em 2006, e seguiu nos anos seguintes, até 2010, contando com um público de mais de 15 mil pessoas no primeiro ano, e batendo o recorde de público em 2008, com 45 mil pessoas nos quatro dias de evento. Dessa forma, alcançou grande destaque nacional junto aos principais meios de comunicação. Passaram pelos palcos do evento personalidades como Zeca Baleiro, Tom Zé, Marcelo D2, Hermeto Pascoal, Lobão, Raul Seixas Cover, Myllena, Arnaldo Antunes, Pitty e Paulinho Moska, além de exposições de teatro, cinema, colóquios, etc. 

Destaque linha 1