Segunda-feira, dia do Leão

Geraldo Faria e seu Ponto de Vista

Encerra nesta segunda, dia 30, o prazo para a Declaração do Imposto de Renda. Seguindo a tradição brasileira de deixar muita coisa para a última hora, alguns milhões de brasileiro terão até às 23h59min para enviar sua declaração para a Receita Federal. Todo o cuidado é pouco no preenchimento da declaração, pois se cometer algum deslize seja erro ou engano, com certeza cairá na “malha fina” e terá dor de cabeça por muito tempo.

Fica a pergunta que não quer calar: Como tanta gente acusada de roubo, de corrupção, de lavagem de dinheiro, de desvio de recursos, de apropriação indébita de valores, de remessa ilegal de dinheiro para o exterior, de enriquecimento incompatível com seus salários e outros crimes mais, não foi pega pela Receita Federal.

Bilhões de reais, dólares, e outras moedas não foram detectados pelos poderosos computadores da Receita, mas, se na hora de declarar alguns trocados seus forem omitidos ou declarados indevidamente saiba que sua vida econômica será questionada e periciada por muito tempo. Com certeza será perturbado de tal forma que em determinados momentos terá a sensação que cometeu o “maior roubo da história” e será ameaçado com punições que infernizarão sua vida.

Daí, todo cuidado é pouco.

. A Semana marca o dia do Trabalho e por cair na terça-feira torna o feriado esticado para que o trabalhador goze uma pequena folga.

Para os católicos é uma oportunidade para venerar São José, padroeira da família e que em nossa cidade se transformou também em padroeiro dos trabalhadores.

A Basílica de São José se engalana para festejar “São José Operário”. O templo se torna pequeno para receber tantos fiéis que acorrem àquela colina para participar de mais um Jubileu.

Estivemos por lá e registramos uma grande multidão que além da manifestação religiosa que São José motiva nos seus devotos, enseja também a oportunidade para muitos fazerem algumas comprinhas na gigantesca feira comercial que se instala em torno da Basílica. Paralelamente também funciona ainda uma caprichada estrutura gastronômica para atender o público. No dia que fomos tinha gente para encardir.

. Dentro da programação do Jubileu e das comemorações do Dia do trabalho, mais uma vez teremos o já consagrado Passeio Ciclístico promovido pela Rádio Sucesso FM que reúne centenas e centenas de pessoas. Com certeza é mais um “Sucesso” garantido.

Vamos lá dar nossas pedaladas.

. O cenário político continua com a mesma novela. Cada dia é mais um personagem que surge sendo acusadas de corrupção, novas delações são anunciadas, todos se declaram inocentes afirmando que no final dos seus processos provarão suas inocências, recursos e mais recursos são impetrados para livrarem os já condenados, impeachment são prometidos, enfim a mesma lenga lenga de sempre.

E nós ficamos aguardando o final dessa interminável novela onde só tem anjinhos.

E o pior. As eleições se aproximam e cada vez mais a gente fica angustiada por não ver nenhuma luz no fim do túnel. Tem uma dezena e meia de candidatos à Presidência da República e nenhum nome nos convence. A mesma coisa acontece para o cargo de Governador de Estado. Como se não bastasse, não houve nenhuma alteração na lista dos nomes para o Legislativo tanto Estadual como Federal, Câmara e Senado.

Em quem votar: Eis a questão.

Com tantas dúvidas a nos incomodar o desencanto, o desalento, a desesperança, nos atinge de forma preocupante. Depois da tempestade será que virá bonança?

Faço votos que minha esperança em dias melhores para o Brasil não seja utopia.

Continuo otimista.

Falando nisso, atenção para o Calendário Eleitoral. Quem quiser regularizar o título e fazer atualizações no cadastro o prazo se encerra dia 09. Lembramos que em nossa cidade não será obrigatório cadastramento biométrico (Identificação pelo dedinho (digital)); quem quiser mudar de seção eleitoral tem que ir ao fórum levando comprovante de residência e quem irá completar 16 (dezesseis) anos até 07 de outubro, dia da eleição e quiser votar, terá que se alistar até dia 09.

O voto é a principal instância para cassar corrupto e eleger honesto.

Estaremos pescando por uns dias. Voltaremos em breve.

Comments (0)
Add Comment