Santa Casa emite nota sobre morte da criança de 4 anos

A pequena Sara, da cidade de Paiva, morreu no último domingo (27), por covid-19, de acordo com informações do boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. Com apenas quatro anos, a criança ficou internada por vários dias na Unidade de Tratamento Intensivo da Santa Casa de Barbacena.

Logo após a morte de Sara começaram a surgir informações de que ela não teria sido vítima de covid-19. Algumas mensagens que chegaram ao Barbacena Online e à Rádio Sucesso FM diziam que a criança havia sido vítima de violência doméstica, outras diziam que ela havia ingerido uma planta venenosa.

Nesta quarta-feira (30), a Direção do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Barbacena, emitiu uma nota esclarecendo os fatos e repudiando eventuais boatos que atacavam principalmente a família da pequena Sara.

“A Coordenação Médica do Setor de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena em conjunto com a Direção técnica e Geral da Instituição vem a público por meio desta nota, repudiar veementemente as publicações veiculadas por meio de redes sociais particulares de informações falsas e gravemente divulgadas de paciente menor atendido pelo Serviço de assistência. Publicação de eventual relato a autoridade policial que é de sigilo absoluto com dados de quadro clínico e diagnóstico de paciente assim como outros  dados contidos em Boletim de ocorrência.  Informamos a toda população que são absolutamente inverídicas as acusações feitas a este Hospital e toda a equipe assistencial envolvida no caso em questão reforçando que em nenhum momento houve desassistência à criança, tendo a mesma recebido todos os meios de diagnóstico e tratamento necessários ao seu quadro clínico, que infelizmente devido evolução clínica desfavorável, veio a óbito na data de 27/12/2020, conforme é de conhecimento público.

Com base em boletim epidemiológico oficial do Município de Barbacena, a causa do óbito da criança é indubitavelmente relacionada a complicações da COVID-19. Repudiamos ainda o desrespeito à família enlutada de seu ente querido e nos colocamos inteiramente ao lado dela, pois a mesma não merece passar por tais constrangimentos e exposições. Maiores   detalhes sobre o caso, assim como de qualquer paciente atendido pelo Hospital, são de absoluto sigilo médico. O Departamento Jurídico do Hospital já está adotando as medidas legais cabíveis contra este gravíssimo incidente. A Santa Casa se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos às autoridades competentes para tal.”

Destaque linha 1