Repercutindo

Geraldo Faria e seu Ponto de Vista

Depois de merecido descanso estamos de volta.

No nosso “Ponto de Vista”, vamos repercutir algumas notícias da semana.

. José Dirceu se entrega para cumprir pena de 30 anos e nove meses. Sua prisão merece destaque, pois era o último dos três caciques dos governos petistas que ainda não estava preso. Lula e Palocci já cumpriam penas e ele gozava do privilégio de prisão domiciliar. Agora toda aquela famosa cúpula que teve em suas mãos o governo do Brasil está respondendo pelos crimes praticados no exercício do poder.

O lamentável é que eles carregavam a esperança de um Brasil que poderia dar certo.

. A defesa do ex-governador de Minas, Eduardo Azeredo entrou no STF com um pedido de “habeas corpus” na tentativa de evitar sua prisão. Na próxima terça-feira, dia 22, será o julgamento dos embargos declaratórios. Negando esses embargos poderá ser decretada a prisão do mentor do famoso “mensalão tucano” e Eduardo Azeredo finalmente irá para a prisão para cumprir os 20 anos e um mês com que foi penalizado. Pra variar, a defesa diz que ainda irá impetrar recursos, mas, acreditamos que dessa vez a novela termina. Aguardemos.

. Na programação de praxe que trata de corrupção, propina, delação, julgamento pelo judiciário repete-se o mesmo enredo. Gilmar solta mais quatro envolvidos nos referidos esquemas e um delator diz que negociou propina para Eunício, Presidente do Senado, dentro do próprio senado. Está longe de acabar a bandalheira que nós brasileiros somos vítima. M…. quanto mais mexe, mais .

. E o preço da gasolina? Passou de R$5,00 o litro. Encher o tanque nem pensar.

Até quando vamos ter que pagar pelo rombo da PETROBRAS? Os reajustes agora são diários.

Daqui a pouco, por efeito cascata, vem aumento do gás e para os próximos meses a Cemig reajustará suas tarifas.

E o nosso salário? Sem reajuste, atrasado, parcelado e agendamento não respeitado.

Tá difícil!

. Por isso mesmo cada dia cresce o número da turma do “nem-nem”, aqueles que não trabalham nem estudam. Não trabalham porque o desemprego é grande e muitos da turma não tem qualificação para conquistar as oportunidades que surgem. Não estudam porque já estão fora de faixa e não se sentem motivados para retomar aos bancos escolares ou mesmo iniciar uma formação.  Daí os índices que incomodam: Só 13,3 % de 48,5 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos, estudam e trabalham.

Ou tomamos providências rápidas ou não mais vislumbraremos luz no fim do túnel.

Crise é para ser enfrentada e não deixada de lado, negligenciada, abafada ou escondida. Temos que ter coragem para enfrentar os desafios e obstáculos que se nos apresentam.

. Falando em coragem para enfrentar desafios mais uma vez o nosso Papa Francisco não se intimidou para moralizar a Igreja. Numa atitude responsável de Sumo Pontífice, chamou os bispos do Chile ao Vaticano para que esclarecessem os escândalos de pedofilia que foram acobertados ao longo dos anos pelos bispos daquele país. O nosso Papa que inicialmente até defendeu alguns bispos de envolvimento naqueles tipos de escândalo determinou que se fizessem investigações mais profundas que detectaram negligência de quem deveria tomar providências enérgicas e não o fizeram. Confessou que havia cometido “graves erros de avaliação”, mas, que agora queria satisfação e tomada de atitudes.

Os trinta e quatro bispos reunidos no Vaticano acabaram por pedir demissão coletiva. Mais um abacaxi para o Papa descascar. Que o Espírito Santo o Ilumine.

Rezemos por ele. . Das notícias festivas o destaque é o casamento Real na Inglaterra que teve cobertura internacional. Mais importante que a pompa da cerimônia é que o Príncipe Charles e Harry Meghan sejam felizes e que o matrimônio dure até que a morte os separe. Que não seja somente mais um espetáculo midiático.

. Nesta segunda-feira, os jogadores que irão representar o futebol brasileiro na Copado Mundo da Rússia começam a ser apresentar em Teresópolis. A partir de agora até meados de julho (15 é a final) esta será a principal pauta da imprensa. Não sei se no time que entrará em campo teremos algum jogador que atue no Brasil. Vai faltar essa identificação com o nosso futebol.