Professora aposentada lança livro de poemas ao completar 80

A Professora aposentada Odeth de Barros Castro comemorou seus 80 anos com uma missa celebrada no último sábado (06), na Basílica de São José Operário. Ela, que atuou durante vários anos na Escola Estadual Bias Fortes, recebeu um presente muito especial. Seus filhos reuniram seus poemas e publicaram um livro. Confira algumas fotos enviadas pela filha Janeth ao Barbacena Online e, abaixo, a homenagem feita pelo filho, durante a missa:

 

 

 

 

Em meio à solene Basílica de São José Operário, nos preparamos para um tributo não apenas a uma vida, mas a uma jornada de amor, sacrifício e inspiração.

 

Hoje mãe, sob estes vitrais que filtram os raios de sol, nos reunimos para honrar o seu octogésimo aniversário.

 

Aniversário de uma matriarca cuja existência é um mosaico de lições, uma tapeçaria com os mais puros sentimentos humanos.

 

A Senhora mãe, uma mulher cuja história não se conta apenas em anos, mas na profundidade das vidas que toca, nas palavras que semeia, e no amor que distribui generosamente, chega aos seus oitenta anos.

 

Professora por vocação e poetisa por paixão, a senhora dedicou a sua vida não apenas à educação formal, mas à formação de corações e mentes capazes de compreender o verdadeiro significado da compaixão, do altruísmo e da fé.

 

Nascida em tempos desafiadores, a senhora aprendeu desde cedo o valor da resiliência.

 

Foi em meio a muitas adversidades que a senhora descobriu sua vocação para o ensino, percebendo que através da educação poderia não só abrir mentes, mas também corações.

 

Como professora, a senhora nunca se limitou ao currículo escolar; sua sala de aula era um espaço onde o respeito, a curiosidade e o amor pelo conhecimento floresciam.

Em seus versos, encontramos o reflexo de uma alma que, mesmo diante das tempestades da vida, nunca deixou de ver a beleza no mundo.

 

Suas poesias, repletas de metáforas e rimas sobre as pessoas, os momentos, a natureza, o amor e a fé, servem como um bálsamo para os corações feridos, uma luz para os espíritos perdidos.

 

Mãe, Avó e Bisavó, a senhora se tornou a rocha sobre a qual nossa família se apoiou após a dolorosa perda do nosso pai, João Santos de Castro, em 2007.

A sua força inabalável foi o farol que nos guiou através das sombras da tristeza, ensinando-nos que mesmo na ausência, o amor continua a ser o elo que nos une.

 

A senhora soube, como ninguém, se doar a cada um de nós, com dedicação e sacrifício, sem jamais esperar nada em troca.

 

Seu lar, sempre acolhedor, tornou-se um refúgio para todos aqueles que buscam um conselho, um sorriso, ou simplesmente a paz de um ambiente onde o amor e a fé são palpáveis.

 

Na comunidade, a senhora sempre foi e ainda é um exemplo vivo do verdadeiro significado de servir.

 

Aqui, na igreja de São José, sua fé encontrou expressão não apenas em palavras, mas em música e ações.

A senhora dedicou e ainda dedica incontáveis horas a obras de caridade, sempre com a convicção de que servir ao próximo é uma das mais altas formas de adoração.

 

Hoje, ao celebrarmos seus oitenta anos, é impossível não refletir sobre o imenso legado que a senhora construiu, uma herança não de bens materiais, mas de valores, de ensinamentos e de amor.

 

Sua vida é um convite à reflexão sobre o que realmente importa: a capacidade de amar sem medida, de se doar sem reservas, e de encontrar felicidade nas pequenas coisas.

 

Em nome de todos de nossa família, gostaria de expressar a nossa eterna gratidão por tudo que senhora representou e continua representando em nossas vidas.

 

Seu exemplo é a bússola que nos orienta, sua sabedoria, o mapa que nos guia.

 

Obrigado por nos ensinar a força da fé, a importância da educação, do caráter e o valor inestimável do amor e da família.

 

Que esta homenagem, oferecida com todo o amor e admiração, seja um reflexo da luz que a senhora trouxe a tantas vidas.

 

Que possamos honrar sua trajetória, seguindo seus passos e espalhando as sementes de bondade que a senhora plantou em cada um de nós.

 

Que a sua história continue a inspirar, não apenas a nós, mas a todos que tiverem a sorte de cruzar o seu caminho.

 

Hoje comemoraríamos também o aniversário da sua irmã Dalila e amanhã do nosso tio Fernando Piacesi.

 

Em nome de todos que tiveram suas vidas tocadas por sua presença, te desejamos um feliz aniversário.

 

Que este dia seja um marco de celebração, não apenas de mais um ano de vida, mas da imensurável diferença que uma única vida, vivida com propósito e amor, pode fazer no mundo.

 

E que Deus continue te dando muita saúde e muitos anos de vida.

 

Parabéns!!!

 

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: