Prefeito se manifesta sobre ação da Polícia Federal em Barbacena

O Prefeito de Barbacena, Luís Álvaro, conversou na manhã desta quinta-feira (23) com a repórter Sabrina Silva da Rádio Sucesso. Ele contou que recebeu agentes da Polícia Federal em sua residência para a coleta de informações. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, os agentes fizeram uma abordagem tranquila e rápida. “Nós estamos contribuindo com as investigações. Foi uma surpresa também porque não tem nada a ver com esse mandato de agora. O processo corre em segredo de Justiça e não podemos dar maiores esclarecimentos, segundo orientação da própria Polícia Federal para não atrapalhar as investigações. Mas nós estamos aqui a disposição para prestar qualquer esclarecimento, entregar qualquer documento”, afirmou o Prefeito.

DESVIA II – Nesta quarta-feira (23) a Polícia Federal, juntamente com a Controladoria Geral da União e a Receita Federal, está cumprindo 30 mandados de busca e apreensão em Barbacena, Belo Horizonte, Carandaí, Nova Lima, São João Del Rei e Piedade do Rio Grande. A ação é a segunda fase da operação Desvia, realizada em na terça-feira (21), que investiga o desvio de recursos da saúde pública em Barbacena. Uma funcionária da Prefeitura foi presa, juntamente com dois empresários de Belo Horizonte.
A segunda fase da Desvia, por sua vez, segundo a PF, investiga a prática dos crimes de fraude em licitação, de corrupção e de desvio de recursos públicos federais na contratação de diversas obras públicas no município de Barbacena, durante a gestão 2013-2016.

CARANDAÍ – Em Carandaí foram realizadas diligências na casa de um engenheiro que trabalhou na Prefeitura de Barbacena, onde foram apreendidos documentos. O profissional, conforme publicações no Diário Oficial, era o responsável por fiscalizar a execução das obras que estão sendo investigadas.

PIEDADE DO RIO GRANDE – A cidade é a sede da empresa vencedora da licitação para executar as obras das quadras poliesportivas. A construção e a reforma de quadras esportivas em Barbacena também é alvo da fiscalização. As quadras das escolas municipais Monsenhor Lopes, José Felipe Sad, Osvaldo Fortini e Coronel Camilo Gomes de Araújo estão inacabadas e duas delas paralisadas há mais de um ano. As verbas vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

BARBACENA – Um dos focos da ação da PF é o prédio da antiga clínica Angelina Ferreira, onde funcionam os setores de Recursos Humanos, Licitação, Transporte, Patrimônio, Educação, Compras, Merenda, Contratos, Secretaria de Planejamento. Os funcionários da Prefeitura foram dispensados do trabalho na parte da manhã e retornaram por volta das 14h desta quinta-feira (23).

LEIA TAMBÉM:

Polícia Federal de novo em Barbacena… agora apurando irregularidades em obras públicas inacabadas

Funcionária da Saúde suspeita de envolvimento com propinas é exonerada da Prefeitura

PF prende três pessoas em operação na Prefeitura de Barbacena

Operação “Desvia” prendeu três pessoas, uma em Barbacena

Pedido de CPI na saúde é protocolado na Câmara Municipal
Destaque linha 1