Precisamos falar sobre moda consciente

Vamos falar de moda com Flávia Pedrosa?

Falar de consumo consciente em moda tem sido uma necessidade cada vez mais urgente. O fato é que a indústria fashion é hoje a segunda maior poluente, ficando atrás apenas da indústria petrolífera. Além dos estragos ao meio ambiente, a degradação da indústria da moda não para por aí, socialmente falando, ela também é destruidora! Salários baixíssimos e trabalho escravo ainda fazem parte da rotina desse universo.

Por trás de todo o glamour das passarelas, e da vida agitada e invejável dos grandes ícones da moda, existem pessoas trabalhando em condições subumanas, para suprir um mercado cada vez mais exigente.

Você alguma vez já se perguntou – Quem fez a sua roupa?

Você já parou para pensar que para estar na moda acaba sempre consumindo muito mais do que realmente precisa?

Por isso precisamos falar sobre moda consciente, e esse é um processo longo, pois culturalmente estamos cheios de informações e crenças que nos levam a consumir mais e mais.

As mudanças podem começar sutis, e farão uma diferença gigantesca. Repense seus hábitos de consumo, compre menos, com mais qualidade e faça durar. Essas três dicas simples possibilitarão uma indústria da moda mais justa para o chão de fábrica e uma moda mais realista na passarela.

Você não precisa estar fora de moda para ser consciente.

Diversas marcas no mundo todo têm surgido com propostas de uma moda sustentável e consciente, são peças únicas, muitas vezes feitas à mão, algumas utilizando do conceito de upcycling ou reaproveitamento de peças que seriam descartadas. Muitas fábricas têm repensado o processo de produção, como por exemplo fábricas de jeans que vêm reduzindo o número de lavagens do tecido. Basta pesquisar e você encontrará.

Um guarda-roupa mais enxuto e funcional também é uma boa escolha. Todos ganham. Você, que aprende a respeitar seu estilo. Seu bolso, que economiza por não precisar de uma peça nova toda semana. O planeta, porque assim produzimos e consumimos menos lixo.

Ainda há muito o que se falar sobre moda consciente, mas vamos aos poucos. Um passo de cada vez, e se esse texto já fizer você refletir, considere um ganho.

NOTA DA REDAÇÃO – Flávia Pedrosa é publicitária e jornalista, apaixonada por moda. Atualmente escreve um blog sobre moda consciente e sustentável e está em um desafio sem compras por um ano. flasiqueira.com | @flapedrosa_ no instagram