Por que não temos heróis no Brasil?

Por Gilmar Rodrigues

Existe em nossa sociedade um determinado tipo de pensamento que não permite, no contexto geral, o nosso crescimento. Esse pensamento é o de desejar o insucesso do nosso semelhante. Isso é algo que chega a impressionar, e isto, ocorre pelo motivo de que nenhum país não cresce sem que seus habitantes cresçam; e o que mais desejamos no Brasil é crescer. Aqui, existe um movimento de torcida contraria e que ocasiona no não acreditar nas potencialidades do nosso próprio povo.

Podemos constatar esse pensamento nas mais variadas formas de rebaixarmos o nosso potencial. Se você puxar em seu pensamento, você certamente já ouviu dizer que não somos inteligentes ao ponto de fazer algo. Nos dias atuais, temos o melhor exemplo, duvidamos das vacinas oferecidas pelo governo, contra as mais variadas doenças, pelo simples fato delas serem feitas aqui, nas terrinhas tupiniquins. Creio que você já tenha ouvido falar que tudo que é melhor vem de fora. E, este tipo de pensamento e o continuar da disseminação destas inverdades, é o que nos garante ainda como um país de terceiro mundo; claro que isto, na minha humilde opinião.

O que mais me choca é o fato de sermos o maior produtor de alimentos do mundo, de sermos o maior exportador de carnes do mundo, de sermos produtores de grandes produtos aeroviários e, mesmo assim, ainda duvidamos da nossa capacidade. Podemos ainda dizer sobre as produções cinematográficas e de telenovelas que são comercializadas mundo a fora.

Recentemente a atriz Maria Fernanda Candido, fez parte do núcleo de um grande filme internacional. E, ao invés nós batermos palmas, de ficarmos felizes, com essa conquista, muitos deram rizadas, muitos desvalorizaram esse grande feito. É triste isso, triste um brasileiro não torcer por outro brasileiro.  Claro que os jogadores de futebol ficam a parte.

No contexto geral, o fato de não darmos crença ao crescimento do nosso semelhante é o que ainda nos deixa sem motivação. O fato de olharmos, aqueles que vencem, com o olhar da duvida, com o olhar da desconfiança e, principalmente, como o olhar da inveja, é o que nos garante um povo sem motivação. Nós não temos pessoas para buscar nos espelhar, porque nós destruímos os nossos verdadeiros heróis. Esta seria uma reflexão interessante e importante a fazer para atingirmos o nível que desejamos.

NOTA DA REDAÇÃO – Gilmar Rodrigues é formado em Gestão de Recursos Humanos, Life Coach e Pratitioner em PNL, é graduando em Direito, Pós graduando em Ciências Politicas. Coautor do Livro “Clube dos Literatos e a Coletânea Fantástica”. Contato: Instagram @gilmarrodriguesoficial

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: