Planetas do nosso Sistema Solar estão visíveis ao longo da madrugada! Que tal observá-los?

Por Delton Mendes Francelino

Eu sei: muitos de vocês que lerão este artigo, assim como eu, estão, digamos, tendo muita dificuldade em ficar à noite, ao longo deste outono e começo do inverno, em espaços externos, em virtude do frio! E olha, tem feito bastante frio mesmo, não é? Mas, se por um lado estas estações tendem a trazer “friagem”, como diria minha mãe, elas também reservam um aspecto muito interessante, a maior facilidade para observação do céu noturno!

No mês de junho algo muito interessante tem sido possível de ser observado: todos os planetas visíveis a olho nu, ou seja, Saturno, Jupiter, Marte, Vênus e Mercúrio (lembrando que Urano e Netuno não são visíveis a olho nu), estão aparecendo muito “proximalmente”, na eclíptica (linha que descreve o movimento da Terra em torno do Sol e a partir de “onde”, por exemplo, pode se ver as constelações do zodíaco). Claro, isso é em relação a nós, como observadores na Terra, afinal, a distância entre esses corpos celestes é enorme. Aliás, não se trata de nenhum “plano astral” e nada do tipo, como afirmam falsas ciências. Trata-se de um fato natural, mas que não ocorre com muita frequência. Para quem é amante da Astronomia, é algo muito poético de ser notado!

Por exemplo: neste sábado e domingo (25 e 26 de junho), nas madrugadas, quem tiver interesse poderá visualizar primeiramente surgindo no horizonte leste, Saturno, depois, Júpiter…e como se uma linha fosse “puxada” em direção ao oeste, logo após despontam Marte, Vênus e Mercúrio. Interessante ainda é a Lua, que também será visível e marcará ainda mais as noites frias de quem tiver interesse em fazer esta observação ao longo da madrugada.

Outra coisa muito bacana é que a previsão de céu nublado é inexistente nos próximos dias, então, basta um cobertor, uma companhia ou companhias legais, e muita curiosidade e afeto para observar o céu, as estrelas e estes planetas maravilhosos que fazem parte de nossa macro e ecológica casa, o Sistema Solar!

*nenhuma relação com a crença Astrologia.

 

NOTA DA REDAÇÃO – Delton Mendes Francelino é professor, Cientista e Produtor Cultural. Coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Campus Barbacena e Diretor do Instituto Curupira. Coordenador da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena. Tem dois livros publicados.

Apoio Divulgação Científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: