Obras e empresas de Barbacena passam por fiscalização do Crea-MG

Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realiza nesta primeira semana de julho uma blitz fiscalizadora na cidade de Barbacena e região. Composto por seis fiscais, o grupo de fiscalização estará até o dia 5, sexta-feira, verificando regularidade em obras, supermercados, postos de combustíveis e empresas de engenharia. Outros municípios que também serão visitados pelo Crea-MG nos próximos dias são Carandaí, Barroso, Prados, Cipotânea e Dores de Campos.

A blitz acontece periodicamente e tem como principal finalidade a verificação da atuação de profissionais habilitados para serviços de engenharia, geociências e agronomia. Desse modo, é possível conferir um dos documentos mais importantes para os empreendimentos e profissionais dessa área de atuação, a chamada Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “Quando as atividades são executadas por profissionais devidamente qualificados há garantia de que o serviço é feito dentro da legislação, provendo segurança a população”, afirma o inspetor-chefe do Crea-MG em Barbacena, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Augusto Moreira. Ele chama a atenção para a importância da fiscalização para a sociedade. 

Em 2018, foram feitas 46 blitzen em todas as regiões de Minas Gerais, com um total de mais de 11 mil ações de fiscalizações de obras, contratos, empresas, quadros técnicos e crédito rural. Conforme previsão da  Lei Federal 5.194/1966, a fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia.