O desenvolvimento da criança de 4 a 5 anos

  • Quais são as principais características do desenvolvimento físico das crianças de 4 a 5 anos?

 

Nesta faixa etária, as crianças têm um rápido desenvolvimento muscular, com grande atividade motora e com maior controle dos movimentos. Já consegue escovar os dentes, pentear-se e vestir-se com pouca ajuda. 


Quais são as principais características do desenvolvimento intelectual/cognitivo das crianças de 4 a 5 anos?

Com 4 anos, 5 anos, a criança já adquiriu vocabulário maior (cerca de 1500 a 2000 palavras). Já manifesta grande interesse pela linguagem, falando incessantemente, sem parar. Compreende ordens com frases na negativa, articula bem consoantes e vogais e constrói frases bem estruturadas. Exibe uma curiosidade insaciável, fazendo inúmeras perguntas. Compreende as diferenças entre a fantasia e a realidade. Compreende conceitos de número e de espaço: “mais”, “menos”, “maior”, “dentro”, “debaixo”, “atrás”. Começa a compreender que os desenhos e símbolos podem representar objetos reais. Começa a reconhecer padrões entre os objetos: objetos redondos, objetos macios, animais, etc.

3) Quais são as principais características do desenvolvimento social das crianças de 4 a 5 meses?

No aspecto social, as crianças desta faixa etária gostam de brincar com outras crianças; quando está em grupo, poderá ser seletiva acerca de seus colegas. Gosta de imitar as atividades dos adultos. Está aprendendo a partilhar e a dividir, a aceitar as regras e a respeitar a vez do outro.

 

4) Quais são as principais características do desenvolvimento emocional das crianças de 4 a 5 anos?

Nesta fase os pesadelos são comuns. As crianças têm amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar. Ela procura frequentemente testar o poder e os limites dos outros. Exibe muitos comportamentos desafiantes e opositores. Os seus estados emocionais alcançam os extremos: por ex., é desafiante e depois bastante amorosa, simpática. Tem uma confiança crescente em si própria e no mundo. 

 

5)  Quais são as principais características do desenvolvimento moral das crianças de 4 a 5 anos?

Nesta idade a criança já tem maior consciência do certo e errado, preocupando-se geralmente em fazer o que está certo. Pode culpar os outros pelos seus erros, mostrando dificuldades em assumir a culpa pelos seus comportamentos) e, eventualmente, mentir. 

 

 

  • Existem alguns sinais aos quais os pais e responsáveis precisam ficar atentos nesta faixa etária?

 

Sim, existem alguns sinais que os pais podem e precisam ficar atentos. Podem ser passageiros, mas se não cessarem podem significar algumas questões que precisarão ser avaliadas por especialistas. São eles:

  1. Choro excessivo ainda;
  2. Irritabilidade excessiva;
  3. Pouca ou nenhuma resposta ou interesse a estímulos ambientais;
  4. Alterações no sono e na alimentação; 
  5. Alterações no comportamento (irritação, oposição em excesso, teimosia em excesso, birras em excesso, etc.);
  6. Atrasos motores;
  7. Dificuldades na interação com outras crianças e/ou pessoas; 
  8. Agressividade.

 

Caso você note ou perceba alguma coisa de diferente em sua criança, procure e converse com o pediatra. Ele certamente saberá se há alguma alteração no desenvolvimento de sua criança e, se houver, ele fará os encaminhamentos que se fizerem necessários.

NOTA DA REDAÇÃO – Valeska Magierek (formada em Psicologia pela UFSJ, com especialização em Neuropsicologia pela FUMEC e mestrado em Psicobiologia na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); atua há mais de 20 anos na área de Psicologia Infantil e Neuropsicologia; é coordenadora clínica do Centro AMA de Desenvolvimento em Barbacena.