Mui nobre e leal vila de Barbacena

Edson Brandão

Na boca do povo somos a “mui nobre e leal vila de Barbacena”, mas no documento oficial transcrito pela Imprensa Nacional, conforme consta no Volume I, folha 39, do Livro de Decretos, Cartas e Alvarás da Mesa de Desembargo do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, somos na verdade ” NOBRE E MUITO LEAL VILLA DE BARBACENA”. O título concedido pelo jovem D. Pedro I e que “ficaremos gozando perpetuamente”, segundo o Alvará, foi emitido no dia 17 de março de 1823 – quase um ano após a Independência – e é um desdobramento do apoio dado pela Câmara de Barbacena a todo o processo político e alguns conflitos que culminaram na separação definitiva entre Brasil e Portugal, a chamada Independência, cujo bicentenário será lembrado em setembro deste ano. O documento afirma que a vila de Barbacena foi “uma das que se avantejou (sic) em testemunhos de denodado patriotismo contra os declarados inimigos do Brasil”.

 

NOTA DA REDAÇÃO: Edson Brandão, Cadeira 06 – IHG GBP . Reprodução. Acervo de Antônio Carlos Duarte, Cadeira 21 – IHG GBP.

 

Fonte:

https://www.facebook.com/institutohistoricoegeo/posts/114746444404354

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Destaque linha 1