Lobo-Guará agora é visto no bairro Nova Cidade

Lobo-Guará agora é visto no Nova Cidade

O Lobo-Guará vem se tornando uma grande celebridade desde que foi visto pela primeira vez em Barbacena, na semana passada. Sua primeira aparição pública foi no bairro São José, nas imediações da Basílica, oportunidade em foi filmado na noite de sexta-feira (12). Na noite de domingo (14), ele foi visto nas imediações do bairro Pontilhão, próximo à Apec Veículos. A nova aparição aconteceu no bairro Nova Cidade, mas não se sabe ao certo se foi no domingo ou na segunda.

Uma força-tarefa, formada por órgãos públicos e o Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena, foi montada para monitorar o lobo a partir de informações da população e outros fatores. De acordo com Delton Mendes, do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, o grupo acretita que o animal está se deslocando rumo a um descampado próximo da região, o qual seria ligado a fragmentos florestais que são capazes de atender às suas necessidades ecossistêmicas. “Todavia, sendo um ser vivo com características endêmicas, e que se desloca muito, é possível que seja visto novamente na cidade, até por decorrência de queimadas e redução de seu habitat. Nesse caso, pedimos que as pessoas não afugentem o ser vivo, que liguem imediatamente para o 193, do corpo de bombeiros, para que medidas de proteção sejam tomadas em relação ao animal”, explicou.

É importante frisar que lobo guará não apresenta qualquer risco às pessoas e que, quando se encontra em regiões urbanas, pode ter seu comportamento alterado pela presença de carros, barulho excessivo, por exemplo. Entretanto, seu comportamento, ainda assim, não é de agressividade, mas sim, geralmente, de fuga. “Também é importante pedir que as pessoas busquem mídias confiáveis de informação, já que muitos vídeos e imagens tem sido passados pelas redes sociais com datas equivocadas, informações erradas, dentre outros aspectos que podem prejudicar a sensibilização ambiental da população, prejudicar a força tarefa ou até mesmo gerar comportamentos agressivos de populares para com o animal. Estamos trabalhando, pelo Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF (@ecologia.urbana) para gerar conteúdos atualizados e informações gerais sobre o Lobo Guará e suas características. Proteger a biodiversidade é elementar rumo a uma sociedade sustentável”, finalizou.

Delton Mendes
Membro da força tarefa de proteção do Lobo Guará
Coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena

 

 

LEIA TAMBÉM:

Entidades montam força-tarefa para capturar lobo-guará

Em nova aparição, Lobo Guará é flagrado na Governador Bias Fortes

 

Lobo Guará é visto nas imediações da Basílica de São José, em Barbacena