Incêndio toma grandes proporções e destrói 100 mil metros quadrados

Uma grande área foi destruída por um incêndio no município de Coronel Xavier Chaves, próximo a São João Del Rei nesta semana. O fogo atingia os povoados de São Caetano e Jacuba desde o último sábado (9), e só foi controlado nesta segunda-feira (11).

O local fica as margens da Rodovia MG 415, interligada pela MG 383. Segundo a assessoria dos bombeiros, o incêndio começou no terreno de um produtor rural, de 31 anos, que tem um canavial onde produz cachaça artesanal. Segundo os militares, ele evitou que o fogo atingisse uma nascente d’água e controlou o fogo dentro de sua propriedade. Entretanto, o fogo chegou até seu vizinho, que tem uma plantação de eucaliptos, causando uma destruição aproximada de 20 mil metros quadrados. O proprietário da área, que tem 27 anos, disse que não conseguiu controlar o fogo, mesmo com a ajuda de seus funcionários.

Os bombeiros foram chamados na manhã de segunda-feira e durante todo o dia combateram o incêndio. Uma grande área de mata nativa foi destruída e os trabalhos só foram encerrados por volta de 20h. Nesta terça-feira, uma equipe retornou ao local para efetuar trabalho de rescaldo.

Segundo os militares que atuaram na ocorrência, vários animais perderam a vida no incêndio, e a área aproximada destruída chegou aos 100.000 metros quadrados. A Polícia de Meio Ambiente foi acionada.