Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza Encontro Técnico no Centro Oncológico

Prefeitos e Secretários da Microrregião de Saúde de Barbacena participaram, na sexta-feira (06), de um o Encontro Técnico Regional no Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS (COIC). O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, também esteve no encontro.

A palestra magna foi realizada pelo físico médico da empresa ESCLA, responsável pela física médica do COIC, Ademar Caldeira. Ele explicou como é o processo de tratamento de um câncer por meio da radioterapia. “Posso garantir que o tratamento oferecido pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS é, sem sombra de dúvidas, de alta tecnologia embarcada e um dos melhores existentes na atualidade. A instituição investiu muito para oferecer um bom serviço aos pacientes”, disse.

O Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, médico Antônio José Fonseca de Paula, explicou como a radioterapia em Barbacena melhora a qualidade de vida dos pacientes. “Antes, nós – oncologistas – tínhamos dificuldade em encaminhar pacientes para a Radioterapia em outras cidades. Além do aspecto burocrático, víamos o sofrimento das pessoas no processo de deslocamento para realizar o tratamento. Agora isso mudou. Já estamos vivendo um novo momento. Fizemos questão de convidar os prefeitos da Microrregião de Barbacena para saberem que podemos prestar atendimento de forma rápida, ágil e com qualidade. Nos últimos dias, tivemos casos aqui no Hospital Ibiapaba CEBAMS de pacientes atendidos no consultório da nossa Oncologia, que são encaminhados ao Centro Oncológico e, em cerca de 30 minutos, já são atendidos pelo médico radioterapeuta. Logo depois, o médico e a equipe já fazem os planejamentos para o tratamento”, observou.

Um dos momentos de emoção do Encontro foi a entrada das voluntárias da Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e Seus Familiares (APPC) no bunker do acelerador linear. A entidade foi uma grande mobilizadora do abaixo assinado que culminou na liberação do aparelho de Radioterapia em Barbacena. Ao todo, o abaixo assinado reuniu 30 mil assinaturas. O vultoso número surtiu efeito e, em conjunto com esta articulação popular, agentes públicos e deputados se sensibilizaram e o Ministério da Saúde aprovou o projeto do Hospital Ibiapaba CEBAMS, liberando recursos para a aquisição do aparelho que faz o tratamento. As voluntárias fizeram uma oração ao redor do aparelho e, emocionadas, celebraram o início da Radioterapia em Barbacena.

Além de pacientes do município de Barbacena, pessoas de outras 14 cidades da Microrregião de Saúde de Barbacena também serão atendidas pelo Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, abrangendo uma população de 237.652 habitantes.

LEIA TAMBÉM:

Radioterapia em Barbacena já atendeu seu primeiro paciente

Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS é autorizada a funcionar

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Destaque linha 1