Hospitais de Barbacena adotam medidas preventivas e atendimentos na saúde são alterados

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, diante do crescente número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), as entidades de atendimento em saúde adotaram medidas preventivas.

IBIAPABA – No hospital Ibiapaba Cebams, em Barbacena, as visitas estão suspensas em todos os setores, exceto a UTI, a partir de quarta-feira (18). Para pacientes do CTI só será permitida a visita diária de uma pessoa, com duração máxima de 15 minutos, desde que esta não tenha mais de 65 anos, sem sintomas respiratórios, febre e não ter feito viagens para RJ e SP nos últimos 14 dias. Para os demais pacientes só será admitido um acompanhante, sendo possível uma substituição ao dia, no horário único de 14h às 16h. Os acompanhantes dos pacientes internados em apartamentos e de idosos maiores de 65 anos devem se dirigir apenas ao leito do seu paciente, não sendo permitido transitar por outros setores.  Estes, também, não poderão ter mais de 65 anos, devem estar sem sintomas respiratórios, não apresentar febre e  não ter feito viagens para RJ e SP nos últimos 14 dias. Estão suspensos os trabalhos voluntários e as visitas voluntárias (religiosas e não-religiosas) aos pacientes, além dos estágios na área da assistência.

SANTA CASA – A Santa Casa de Misericórdia está adotando medidas para restringir a circulação de pessoas, portanto, orienta a população que só realize visitas aos pacientes internados que sejam familiares próximos, para evitar aglomeração e proteger a população em geral.

SAÚDE PÚBLICA – Nesta terça-feira (17), através de um comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde orientou que a população procure as Unidades Básicas de Saúde somente em casos de necessidade, adiando suas consultas de rotina para depois da normalização deste período epidemiológico, onde a principal medida preventiva é evitar aglomerações.

A Secretaria também informou que os agendamentos eletivos, consultas especializadas, exames de radiodiagnóstico, como raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância, exames laboratoriais e cirurgias, bem como o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), estão suspensos a partir desta data, até 31 de março. Os pacientes portadores de doenças crônicas, classificados como alto risco, os quais não podem interromper o tratamento (Oncológicos, portadores de Insuficiência Renal Crônica, Cardiopatas, Gestantes de Alto Risco, entre outros) continuarão com o fluxo normal de atendimento. Essa suspensão poderá ser prorrogada mediante avaliação da situação de risco do enfrentamento do Coronavírus.

LEIA TAMBÉM:

Santa Casa estabelece normas para visitação. Confira a situação nos órgãos de Barbacena