Fiscalize o seu futuro!

A opinião de Getúlio Costa Melo

Sempre houve conhecimento da existência de políticos envolvidos com corrupção, porém nos últimos anos, a sociedade como um todo descobriu as verdadeiras facetas de vários políticos tradicionais, tudo através de inúmeras investigações e processos judiciais que acarretaram em prisões de pessoas “blindadas” pela Justiça.

Positivamente, o transtorno que a sociedade vem suportando fez com que ela ficasse muito íntima e próxima da política. É fácil notar que pessoas de comunidades humildes, por exemplo, vem debatendo mais sobre a política brasileira. Até mesmo grandes empresários vêm saindo de sua zona de conforto e participando mais ativamente da política nacional.

Mas manter uma participação ativa em debates no âmbito político não é o suficiente para obtermos, a longo prazo, resultados ainda melhores dos atuais. Não é suficiente, também, apenas a vasta legislação em vigor no país.

É necessário, na verdade, uma fiscalização contínua por parte de todos os cidadãos. Nossa responsabilidade em manter uma sociedade com uma política saudável é algo constante, maneira pela qual continuaremos a demonstrar o repúdio ao principal mal impregnado há anos no Brasil: a corrupção generalizada.

Caminhando na era virtual, a OAB disponibilizou um aplicativo para Android e IOs intitulado “OAB Voto Legal”, serviço de utilidade pública que fornece a todos os eleitores o serviço de denúncia anônima contra atos de corrupção (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.advogar.votolegal). A Justiça Eleitoral, por sua vez, também disponibiliza um aplicativo com serviço análogo: o aplicativo “Pardal” (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.jus.trees.pardalmobile).

Somos todos precursores destes novos tempos. Nossa responsabilidade em estudar conscientemente quem iremos eleger é algo que atinge toda a coletividade, pois quem elegeremos (ou manteremos em seus cargos) reflete por anos em nossas vidas. Além disso, a fiscalização constante dos candidatos e políticos também deve ser mantida, denunciando sempre aqueles que estejam envolvidos em casos de corrupção.

NOTA DA REDAÇÃO: Getúlio Costa Melo é advogado atuante na Comarca de Barbacena-MG e colunista no Barbacena Online. E-mail: getulio.melo@hotmail.com e whatsapp (32) 99118-8708.