Festival Foto em Pauta tem exposições estendidas no Campus Cultural UFMG

Duas mostras exibidas durante o 9º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta foram prorrogadas e podem ser conferidas pelo público até o dia 11 de maio no Espaço UFMG Cultural. As exposições temporárias Água Morta e Retratos em Raios-X têm entrada gratuita, com visitação de segunda a sábado.

A mostra Água Morta, da fotógrafa Marilene Ribeiro, é o resultado de quatro anos de pesquisa. O projeto traz a perspectiva de diversas pessoas atingidas pela construção de hidrelétricas. Depoimentos, textos e outros elementos são utilizados para tocar na imaterialidade das consequências envolvidas com a construção das barragens, incluindo a participação ativa e diferenciada dos envolvidos. As fotos produzidas apresentam os nomes dos participantes, que escolheram os locais e objetos com os quais queriam ser retratados. Integram o projeto um livro de mesmo nome e o documentário “Custos”, que pode ser visto na área da exposição no Sobrado.

A segunda mostra selecionada é a Retratos em Raios-X, produzida pelo grupo Al-Químicos, que é um grupo de Pesquisa e Experimentação com Processos de Fotografia Química, da Escola de Belas Artes da UFMG. A exposição é fruto de trabalhos desenvolvidos com filmes de Raios-x pelo grupo.

As mostras podem ser visitadas de segunda a quarta, de 10h ás 17h, quinta e sexta, das 10h às 21h e aos sábados, das 11h às 18h. Agendamentos de visitas de grupos podem ser feitos pelo e-mail educativomcpt@gmail.com.