Exposição: concurso leiteiro será realizado pela União Comunitária

A 51ª Exposição Agropecuária de Barbacena começa no domingo (06). Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, o Concurso Leiteiro não será realizado pelo Sindicato Rural de Barbacena. Para a efetivação do evento, segundo publicado no Diário Oficial no dia 27 de abril, a fim de evitar prejuízos para o município, produtores rurais e população, foi assinado um termo de colaboração entre a Prefeitura Municipal e a União Comunitária de Barbacena (UCB).

Os motivos não foram divulgados oficialmente. Ainda de acordo com a publicação, “dentre as organizações da sociedade civil cadastradas no Município somente a União Comunitária de Barbacena está apta a conjugar esforços para a realização do evento”. Apurado pelo departamento de jornalismo do Portal de Notícias Barbacena Online e Sucesso FM, o motivo seria uma questão jurídica envolvendo o Sindicato Rural e sua adequação à lei do Marco Regulatório. A diretoria do Sindicato Rural tem em sua composição um funcionário da Prefeitura Municipal. De acordo com a lei, esta situação não é permitida, ou seja, a presença de uma pessoa ligada aos dois órgãos envolvidos no contrato. Assim, a melhor solução encontrada foi a presença da UCB, que por sua vez realizou um contrato de assessoria técnica com o Sindicato Rural.

Além do torneio leiteiro haverá exposição do cavalo campolina, de búfalos, ovinos, caprinos, gados holandês, guzerá, girolando, guzolando e gir leiteiro, torneio leiteiro de cabras, fazendinha do IF Sudeste MG e galpão do produtor rural. A festa contará também com rodeio, de 10 a 13 de maio, a partir das 21h, com entrada franca todos os dias.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA – Quem abre a programação artística da exposição é a cantora Anitta e a dupla Zé Neto e Cristiano, domingo (06). Os shows serão retomados na quinta-feira (10),Wesley Safadão; na sexta-feira (11), Marília Mendonça; sábado (12), Jorge e Mateus. Com entrada franca somente no domingo (13), fechando a programação, Gustavo Mioto.

A classificação etária é de 18 anos.