Epcar homenageia ex-combatente João Rodrigues e Zilda de Castro

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, na quarta-feira (11), uma homenagem a Zilda de Castro e João Rodrigues da Costa.  Zilda, que completou 100 anos, foi a responsável pela entrega do primeiro estandarte da EPCAR em 1949. Já João Rodrigues da Costa integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou nos campos de  batalha durante a II Guerra Mundial.

Zilda de Castro pode reviver o gesto que a eternizou na história da EPCAR: no ano de 1949, ela realizou a entrega solene, ao aluno 49/075 Wylmuth Ary Treptow, do primeiro Estandarte da Escola, que foi confeccionado pelas alunas do Asilo da Casa Paroquial da Matriz de Nossa Senhora da Piedade. “Jamais pensei que receberia esta homenagem e digo que foi muito importante para mim, porque eu sempre tive a EPCAR no meu coração e nunca a esqueci. Aquele momento, em 1949, foi muito importante e me acompanha até os dias de hoje. Sou muito agradecida à EPCAR por ter me dado esta alegria de ter acompanhado o estandarte, quando da inauguração do Curso Preparatório”, destacou a homenageada, que também contou histórias da época e, durante muitos anos, integrou a Academia Barbacenense de Letras. Encerrando suas palavras, ela deixou um conselho aos atuais alunos do CPCAR. “Estudem com muito gosto nesta Escola, pois ela é de primeira linha em todo o Brasil. Vocês devem estudar com afinco e seguir esta carreira maravilhosa. É o que aconselho a cada um deles”, finalizou. 

O Pracinha João Rodrigues foi homenageado, aos 99 anos de idade,  por ocasião do septuagésimo sétimo aniversário do término da II Guerra Mundial. “Muito orgulho de ver o que estes alunos e alunas da Escola Preparatória de Barbacena fizeram e fazem, porque eles estão fazendo um gesto grandioso para o Brasil e para toda a juventude. Desejo que eles sejam corretos e firmes nas funções que forem designados a cumprir”, destacou

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, presidiu a solenidade militar.. “Hoje é um dia de júbilo! Um dia muito especial para nossa Escola. Celebrar o centenário da Dona Zilda, que tão importante se tornou para a EPCAR naquele ato de entrega do estandarte da Escola e que até hoje nos representa. Agradeço, publicamente, à senhora, em nome de todo o nosso efetivo, pelo gesto que fez naquela longínqua data, com este mesmo brilho no olhar que hoje se apresenta. Ao Senhor João Rodrigues, sempre herói, nosso pracinha, presente em mais uma celebração do Dia da Vitória, data esta data que nos dignifica por tudo aquilo que representaram, pela coragem, pela abnegação e pelo amor com que defenderam a nossa Pátria naquele momento tão difícil. Que fique o exemplo pra cada um de nós, mais ainda, para cada um de nossos jovens alunos e alunas, na oportunidade em que os concito a refletir sobre o que representou, nos céus da Itália, o nosso Grupo de Caça”, disse o militar.

Informações e fotos: Seção de Comunicação Social

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Destaque linha 1