Em Barbacena, professora da rede estadual testa positivo para covid-19

A Superintendência Regional de Ensino de Barbacena confirmou, na última quinta-feira (26), que uma professora da Escola Especial Maria do Rosário testou positivo para a Covid-19. Na quarta-feira (19) a educadora chegou na escola Maria do Rosário mas, por apresentar sintomas gripais foi orientada a retornar para casa. Segundo a superintendente Patrícia Russo, a professora realizou o teste para detectar a doença e o o resultado foi liberado no sábado (21). “Ela testou positivo e não voltou mais na escola. Nenhum outro caso foi confirmado e nenhum estudante ou funcionário apresentou sintomas”, ressaltou Patrícia.

A superintendente explicou que, como foi um caso isolado, a escola não precisou de fechamento. A outra escola em que a professora também atua, até o momento, também não apresentou nenhum outro caso.

Segundo Patrícia, dentro do protocolo, todos os diretores escolares devem preencher um documento registrando se algum estudante ou funcionário apresentou sintomas gripais. Caso não tenha ninguém apresentando os sintomas, o diretor deve registrar da mesma forma. Esse documento é interligado com a Secretaria do Estado da Saúde.

Em nota, a Secretaria de Estado e Educação (SEE/MG) explicou que dentro do protocolo sanitário a suspensão de atividade presencial deve ser feita quando há mais de um caso com diagnóstico confirmado em uma mesma turma, turno, ou escola.

 

Nota do Estado

“A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) informa que o protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) prevê a suspensão das atividades presenciais quando há mais de um caso com diagnóstico confirmado de covid-19 em uma mesma turma, turno ou escola, sendo analisada cada situação. Desta forma, não foi necessário a suspensão das atividades presenciais no Centro Estadual de Educação Especial Maria Do Rosário, em Barbacena, onde apenas uma professora testou positivo. A situação está sendo monitorada pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena, responsável pela coordenação da escola. Como no modelo de ensino híbrido há alternância de uma semana de atendimento remoto e uma semana presencial, as aulas retornam normalmente a partir do dia 30/8. Ressaltamos, ainda, que o protocolo de retomada das atividades presenciais da rede estadual inclui monitoramento de casos suspeitos de Covid-19 e orienta que servidores ou estudantes que apresentarem sintomas da doença devem comunicar a situação à direção da escola e ser imediatamente afastados das atividades presenciais. A SEE/MG implantou uma estratégia de monitoramento de casos suspeitos e confirmados de covid-19 nas escolas, denominado Monitora COVID. Esses dados são enviados para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) diariamente, a fim de realizar a vigilância e traçar estratégias rápidas de ação oportuna. Além disso, os dados são enviados para as regionais de saúde, secretarias municipais de saúde e atenção primária, para monitoramento constante de todos os casos e seus contatos”.

Fonte: G1