É de Barbacena o único ouro de Minas na Olimpíada de Matemática

A Olimpíada Mandaracu de Matemática é uma competição realizada para alunos do ensino fundamental II até o último ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Na edição de 2021 foram mais de 40 mil inscritos para competir e as provas foram aplicadas no dia 19 de agosto no formato totalmente online. 

Ao final, com os resultados divulgados, foram somente cinco ouros para o Brasil, sendo um deles para o barbacenense Matheus Barreto Ferreira dos Santos, estudante da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Foi o único ouro para o estado de Minas Gerais, ganhando no nível Zumbi dos Palmares, para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O aluno, que é um grande destaque, já conquistou diversas outras premiações durante outras competições entre elas OBMEP – Ouro em 2018 e 2019; OBA – Ouro em 2020 e 2021; OMpD – Bronze em 2020; Maratona Cactus – Bronze em 2020; Tubarão da Matemática – Ouro em 2020; BRICSMath – Certificado de Vencedor em 2020; MoBFog – Prata em 2021 e a mais atual, Mandacaru de Matemática com ouro em 2021.

 

 

Das medalhas de prata distribuídas, uma delas também foi para um barbacenense, Pietro Bertolin Maia Moreira, que ficou em segundo lugar no nível Luiz Gonzaga para alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Neste nível, Pietro foi o único do estado de Minas Gerais a ser classificado.