Dúvidas sobre o cadastramento no SUS? Diretora da Vigilância em Saúde esclarece

Em entrevista à Rádio Sucesso FM a Diretora de Vigilância e Ações de Saúde em Barbacena, Aniellen Vieira Santos, esclareceu dúvidas sobre o cadastramento próprio no Sistema Unificado de Saúde (SUS), que foi proposto pela Prefeitura de Barbacena.

De acordo com Aniellen, Barbacena possui apenas 65% de cobertura da atenção básica, ou seja, somente essa parte da população recebe visita dos agentes comunitários de saúde em suas residências. É através deles que todas as pessoas devem ser cadastradas no SUS, pois é a partir desse cadastro que o município consegue obter dados sobre a população e uma estimativa mais real do quantitativo de cada faixa etária. 

Quanto ao Sistema Único de Saúde, Aniellen afirma que ainda existem muitas pessoas que não se cadastram por achar que não precisam e que não o utilizam. “A pandemia da Covid-19 mostrou para todos nós que todas as pessoas usam e precisam do SUS, já que a vacina está sendo distribuída e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde”.    

Aniellen lembra que, esse cadastro não é para vacinação e sim para que o município tenha dados suficientes para um planejamento eficiente de suas ações. O cadastro vem sendo feito apenas pelos agentes comunitários ou indo diretamente às Unidades Básicas, mas com essa necessidade de obter essas informações o mais breve possível, o município vai disponibilizar um link no site da prefeitura para que a pessoa consiga fazer seu próprio cadastro. A previsão para que o link seja lançado entre 15 e 20 dias.

A respeito das ligações para efetuar o cadastro, Aniellen alerta que os agentes só ligam para pessoas que já possuem o cadastro, apenas para atualização dos dados e nunca para fazer a realização de um novo. Nenhum agente faz cadastro via telefone.

Sobre o andamento da vacinação no município, a diretora informou que até o momento o município recebeu 711 doses, apenas para idosos acima de 90 anos e que está aguardando o repasse de mais doses pelo governo estadual. Aniellen também pede para que, se houver algum familiar ou conhecido com mais de 90 anos que ainda não tenha sido vacinado, informe imediatamente a UBS de referência.