Dois homens são flagrados com 90 pássaros sem documentação. Multa chega perto dos R$200 mil

Cerca de 90 pássaros foram resgatados pela PM de Meio Ambiente na BR-265, no perímetro de Barbacena por volta de 3h desta sexta-feira (15). Os militares da Polícia Rodoviária abordaram um veículo HB20 que seguia sentido Barroso-Barbacena, e tinha como destino Rio de Janeiro. Quando solicitados os documentos do veículo, os dois ocupantes ficaram nervosos, levantando a suspeita dos militares, que localizaram no porta-malas, quatro gaiolas com um pássaro trinca-ferro.

Entre os bancos da frente e de trás, nos assoalhos, havia mais 16 caixas, com pássaros “coleiros” filhotes e mais 53 caixas com filhotes de trinca-ferro. O condutor, de 53 anos assumiu propriedade dos animais, e disse não ter documentação. Segundo ele, ele percorre a cidade de São João Del Rei, onde tem parentes, em busca dos pássaros, e os vende no Estado vizinho.

Ao todo, 90 pássaros, sendo 40 “coleiros” e 50 “trinca-ferros” foram resgatados e encaminhados para uma medica veterinária em Barbacena, que avaliou a condição dos animais. Foi emitido um laudo autorizando a soltura dos animais pela PM de Meio Ambiente, e os pássaros que estavam anilhados serão encaminhados ao CETAS de Juiz de Fora.

O condutor e o carona receberam voz de prisão e responderão pelo crimes de maus tratos e trafico de animais silvestres. Eles foram autuados em aproximadamente R$190 mil.