Dois anos da morte de José Lito Maia, compositor de “Vamos embora para Barbacena”

O cantor português José Lito Maia foi lembrado no dia 25 de janeiro, dois anos após seu falecimento, aos 55 anos, enquanto lutava contra um câncer. O artista, que ficou famoso por sua composição “Vamos embora para Barbacena”, é natural de Barbacena, na região de Alentejo, em Portugal. José Lito Maia eternizou sua carreira com a música popular portuguesa e se dedicava a promover a cultura cigana, de onde tirava suas referências musicais junto ao estilo espanhol. Além do sucesso “Vamos embora para Barbacena”, o cantor também compôs a canção “O Pai da Criança”, música que chegou aos discos mais vendidos em Portugal, interpretada pelo grupo Chave D’Ouro.

A primeira vez que a canção “Vamos embora para Barbacena” foi executada publicamente na Barbacena brasileira,  foi na Sessão Solene da Câmara Municipal de Barbacena, sob a presidência do vereador Odair Ferreira, em 2017. Foi o historiador Edson Brandão que divulgou pela primeira vez o trabalho de José Lito em Barbacena de Minas, propagando o legado do cantor.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: