Dezessete municípios da região apresentam tendência de aceleração do contágio da Covid-19

Divulgado, nesta quinta-feira (21), o Informativo 27 do Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 na  microrregiões. O destaque fica com os três municípios mais populosos das Vertentes, Barbacena, Lavras e São João Del-Rei, que apresentam, atualmente, dois em redução do contágio e outro em estabilidade, de acordo com a média móvel de casos confirmados.

O município de Barbacena, baseado na comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás, apresenta redução no contágio pela segunda semana consecutiva, com média móvel de 39,14 casos/dia. 

São João Del-Rei apresenta redução no ritmo de contágio pela 3ª semana seguida. A média móvel atual de novos casos na cidade é de 21,4 casos/dia, o que representa uma queda de 21%, em relação à média de 14 dias atrás, quando era de 27 casos/dia;

Lavras com relação à média móvel atual com a da semana passada, registrou uma aceleração e elevação no número de contágios, ficando na média móvel de 20,14 casos/dia.

Dos 43 municípios do Campo das Vertentes, 17 apresentaram tendência de aceleração do ritmo contágio, sendo eles Carandaí, Alto Rio Doce, Alfredo Vasconcelos, Carrancas, Ijací, Ingaí, Itutinga, Lavras, Nepomuceno, Bom sucesso, Conceição de Barra de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Prados, Resende Costa, Ritápolis, São Vicente de Minas.

Para entender melhor, a Média Móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com há 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. Então:

Maior que 15 % – Tendência de aceleração no ritmo de contágio. 

Entre – 15% e 15% – Tendência de estabilização no ritmo de contágio. 

Menor que -15 % – Tendência de redução no ritmo de contágio