Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena celebra 72 anos

Na tarde de quinta-feira (14) foi comemorado o aniversário de 72 anos de criação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ). Para celebrar a data, o efetivo do Destacamento se reuniu com autoridades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e das demais forças de segurança da cidade, além de autoridades civis, em uma solenidade militar comemorativa e presidida pelo Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da GUARNAE-BQ. 

O Destacamento desenvolve, dentro outras, atividades como o serviço de informações aeronáuticas, meteorológicas e de telecomunicações e administração, controle e manutenção da estação de apoio ao controle do espaço aéreo de Varginha (MG), com onze frequências do centro Brasília (DF) e cinco do centro Curitiba (PR).  O Destacamento de Barbacena possui sua subordinação vinculada ao Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1), sediado em Brasília (DF).

Durante a solenidade foram premiados o “destaque profissional” e o “graduado padrão” do ano de 2021, prêmios concedidos aos integrantes do efetivo do DTCEA-BQ que se destacaram na execução de suas atividades. Com mais de 18 anos de serviço ativo, sendo seis deles atuando no Destacamento, o Cabo Aloísio Américo da Silva foi homenageado na categoria destaque profissional.

Fotos: Sargento Domingos