Definidos os 16 enxadristas que representarão a região na fase estadual dos Jogos Escolares

Foi disputada na cidade de Além Paraíba a fase regional dos Jogos Escolares durante a última semana. Na quinta (28) e sexta (29) foram colocadas em disputa as 16 vagas para a fase estadual que acontece em Uberaba, a partir de 30 de julho. Divididos nos naipes masculino e feminino e também pela faixa etária em dois módulos, mediram suas forças cerca de 100 jovens, vindos de mais de 20 cidades da macrorregião da Zona da Mata, sob a arbitragem de Carlos Heli e Leandro Conti.

Pelo Módulo I, feminino, as quatro primeiras colocadas foram Maria Clara Silva Lopes (Escola São Paulo), de Muriaé; Maria Clara D.S.P.T.M Ferreira (Sistema Degraus de Ensino) de Juiz de Fora; Maria Clara Braga Magalhães (E.E. João Alves Bittencourt Sobrinho) de Muriaé; e Thyciane Ladeira Faustino (E.E. Geraldo Rocha) de Antônio Prado de Minas.

No módulo I, masculino, os classificados foram Matheus Mendes D. Ribeiro (Colégio Santa Catarina), de Juiz de Fora; João Pedro Miranda Salim (SESI Centro de Atividades do Trabalhador Oscar M. Ferreira), de Barbacena; Gabriel Mokdeci Rattes (Colégio Santa Catarina), de Juiz de Fora; e Otávio Santos Barbosa (E.E. Adelaide Bias Fortes), de Barbacena.

No módulo II, feminino, passam para a fase estadual Isabella R. Conti de Freitas (Colégio Militar) de Juiz de Fora; Ana Clara S. Alves de Godoy (Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR); Giulia Paola Alves Marques (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais); e Alice Assis do Carmo (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais), a três da cidade de Barbacena.

No masculino, módulo II, vão a Uberaba Pedro França da Conceição (Colégio São João Nepomuceno) da cidade de mesmo nome; Rhuan Braga de Freitas (Escola São Paulo) de Muriaé; Matheus Defilipo Rodrigues (Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR); e Rodrigo Alexandrino Silva (E.E. de Ensino Fundamental e Médio), ambos de Barbacena.

Aliás, dos 16 classificados, quase a metade é Barbacena, que leva para Uberaba 7 atletas. Juiz de Fora classificou quatro, Muriaé três, além de um atleta de São João Nepomuceno e outro de Antônio Prado de Minas. Grande parte deste sucesso veio com a criação da Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, onde dez dos classificados jogam habitualmente. A LRX começou com as cidades de Barbacena e Juiz de Fora, mas agora começa a expandir e se prepara para receber clubes das cidades de Santos Dumont, Muriaé e São João Del Rei.

A Liga de Xadrez de Barbacena, que é filiada à LRX, desenvolve um projeto chamado “Circuito Estudantil”, onde são realizados torneios para estudantes divididos nas categorias sub-14 e sub-18, inclusive com rating próprio e publicação no Chess-Results. Este trabalho está ajudando a desenvolver a prática do xadrez entre os jovens e já apresenta os primeiros resultados.

Destaque linha 1