Coral Cidade dos Profetas encerra a série “Concertos Itinerantes”

No próximo domingo (29) vai acontecer em São João Del Rei a apresentação do Coral Cidade dos Profetas. O grupo estará encerrando a nova turnê, a série de “Concertos Itinerantes” com a participação de artistas locais. O evento será na Capela do Divino Espírito Santo, a partir das 11h, e a entrada será gratuita e contará com todos os protocolos de segurança contra o vírus da covid-19.

Segundo o maestro Herculano Amâncio, no concerto, estarão presentes algumas músicas, acompanhadas por um instrumento com o nome de espineta, executado por Maria Amélia Viegas, além da participação da instrumentista Salomé Viegas, na flauta, e de dois cantores da cidade, a soprano Elisabete Mendonça e o barítono Adilson Cândido. Herculano também contou que na apresentação há uma peculiaridade em termos de repertório, estando presentes nele, músicas de compositores de São João Del Rei do período colonial mineiro. Acompanhado de orquestra de câmara e solistas, o Coral Cidade dos Profetas interpretará nas ocasiões, alguns dos clássicos do repertório que o notabilizou, pinçados originalmente em acervos setecentistas.

O Coral Cidade dos Profetas já passou por diversas cidades como São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Tiradentes, cidades que mantêm a tradição da música colonial. O projeto Concertos Itinerantes é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. 

Confira o repertório completo: Missa Pequena – Kyrie (Joaquim de Paula Souza), Jaculatória (Anônimo), Sicut Cedrus (Anônimo), Moteto O Vere Christe (José Joaquim da Paixão), Matinas do Natal – Responsório I (Anônimo), Tota Pulchra es Maria (Anônimo), Padre Nosso (Lobo de Mesquita), Ave Maria (Lobo de Mesquita), Stabat Mater (Lobo de Mesquita), Ofertório de Nossa Senhora da Assunção (Anônimo).