Com a flexibilização, é possível visitar as cidades mineiras? Saiba como está a recepção de turistas na região

Em virtude da Pandemia, o turismo sofreu diversas modificações por causa do isolamento social. Agora, com a flexibilização em diversos setores, muitas cidades já apresentam uma abertura gradual.

Em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte, a visita na vila está autorizada, devido à retomada das atividades em razão da adesão ao Minas Consciente. Com isso, hotéis, pousadas, comércios, bares e restaurantes estão em funcionamento, mas com restrições. Porém, o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos mais visitados em Minas Gerais, está fechado.

No campo das vertentes, as cidades históricas são os pontos mais procurados pelos turistas. Em Tiradentes os setores de comércio e hospedagem estão funcionando, entretanto com algumas restrições, e os pontos turísticos estão fechados para visitação. Apesar disso, fluxo de pessoas na cidade continua alto e a prefeitura da cidade adotou protocolos mais rígidos para manter o controle.Em São João Del Rei, as igrejas não estão abertas para visitação, somente para missas, mas os fiéis precisam agendar a presença. As atividades de hospedagem estão funcionando com restrições. É importante lembrar que estas duas cidades estão dentro da Onda Amarela do Minas Consciente.

Em Ouro Preto a situação é distinta, já que a cidade está na Onda Vermelha, em que são permitidos apenas serviços essenciais. As igrejas, museus e monumentos, que são patrimônio mundial da humanidade, encontram-se fechados.

Já na região Sul de Minas, alguns destinos já reabriram para os visitantes. Em Poços de Caldas podem entrar carros de passeios, mas ônibus e vans continuam proibidos. Os hotéis só podem receber 40% de suas capacidades e com termo de responsabilidade. No entanto, os pontos turísticos da cidade continuam fechados.

Em São Lourenço, destino procurado em decorrência das águas medicinais, os turistas só podem entrar em carros de passeio e com reservas nos hotéis, que estão funcionando com 30% da capacidade e com o termo de responsabilidade sanitária. Já Caxambu prevê a reabertura dos hotéis somente para setembro. Ambos os parques das águas podem ser visitados respeitando os protocolos de segurança.

Em São Tomé das Letras, o turismo continua completamente fechado, apesar de não ter registrado nenhum caso de Covid-19 até então.

 

LEIA TAMBÉM:

Semana do Turismo tem cursos de gestão e oficinas gratuitas em Tiradentes

7 cidades históricas de Minas Gerais para você conhecer