Censo do IBGE deve visitar cerca de 40 mil residências em Barbacena

Nos próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios em todo o país. Em Barbacena a expectativa é de que o Censo Demográfico seja feito em mais de 40 mil residências ocupadas nas zonas urbana e rural. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de brasileiros.

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas. Programado para ser realizado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 marca 150 anos do primeiro recenseamento feito no país.

Há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos. A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado é aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.

Os entrevistadores estão devidamente identificados com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e um dispositivo móvel de coleta. Se ainda sim  permanecer a dúvida, basta digitar o número de matrícula do entrevistador neste site: respondendo.ibge.gov.br/entrevistador e lá terá todas as informações do prestador de serviço.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Destaque linha 1