Caminhos

Por Débora Ireno Dias

 

Quando criança, Mamãe usava uma colcha em sua cama que me chamava a atenção. Era com estampa que formava um roseiral, roseiras que se entrelaçavam e formavam desenhos que pareciam caminhos. 

 

Certa vez, Mamãe sentou comigo em sua cama e começou a me falar dos caminhos e escolhas que eu teria que viver. Com sua mão suave, apontou para um emaranhado de espinhos do desenho. Explicou que, muitas vezes, eu iria encontrar espinhos no meio do caminho, pedras, dificuldades, mas que se soubesse agir com sabedoria, ao final poderia encontrar a rosa – e apontava o desenho da flor.  Por outro lado, se o caminho parecesse muito florido, fácil no início, talvez não fosse algo tão bom a ser percorrido pois, ao final, os espinhos poderiam me machucar. E, novamente, veio a palavra sabedoria para me ajudar nas escolhas.

 

Caminhos!

 

Anos depois, não sei aonde a colcha vou parar, mas sei de uma toalha de mesa que Mamãe usava para não riscarmos a mesa de jantar com nossos livros, cadernos e canetas. Ou com os jogos de tabuleiro. Ou com qualquer coisa que colocássemos ali. E as escolhas que fomos fazendo, eu e Esther, ao longo da nossa infância e juventude, fez com que aquela mesa fosse rodeada de caminhos que se entrelaçaram aos nossos. Aquela toalha tornou-se, então, uma testemunha dos caminhos escolhidos: turma da escola, turma da igreja, turma da nossa rua, turma de tantos lugares e momentos. E, aos poucos, cada um foi deixando ali sua marca, sua assinatura. Uma forma de mostrar que marcaram presença em nossos caminhos.

 

Algumas daquelas assinaturas fazem parte da memória afetiva, pois foram viver outros caminhos distantes do meu. Outras, continuam vivas e presentes no meu dia a dia, fazem parte do meu caminhar. Entre espinhos, rosas e escolhas, o Caminho vai acontecendo. Nunca sozinho. Sempre com a presença de alguém que deixa sua assinatura em minha vida. 

 

 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: