Barbacena recebe evento do “Medita Junto Brasil”

O domingo (22) será marcado por qualidade de vida e autoconhecimento em Barbacena e também nas mais de vinte cidades brasileiras que sediarão o evento coletivo Medita Junto Brasil, que busca apresentar técnicas meditativas a pessoas de todas as idades. O encontro começa às 9h30 da manhã e vai até às 11h, na Praça Conde de Prados. Uma das principais propostas do projeto é a conscientização sobre a importância do momento presente e os benefícios da prática de Mindfulness.

 

De acordo com o instrutor de meditação Alex Terzi, que desenvolve projetos de pesquisa e de extensão na Universidade Federal de São João del-Rei relacionados com a prática meditativa, Mindfulness é um termo que significa, no Brasil, “atenção plena”. Desse modo, diz respeito às qualidades de atenção e de consciência que podem ser cultivadas por meio da meditação. “A prática meditativa pode nos ajudar a entrar em contato com nossa mente, com as nossas emoções, ajudando a ficar mais no presente, sem essa ruminação de pensamentos sobre o passado, sobre o futuro, o que acaba gerando uma carga grande de preocupações”, esclarece Alex Terzi, que possui pós-doutorado em mindfulness e estudos da linguagem. “Meditação faz com que a gente tenha mais paz, mais saúde mental, mais saúde emocional, e por isso mais qualidade de vida e bem-estar”. 

O Medita Junto Brasil é uma iniciativa laica, coletiva e sem fins lucrativos. Não há nenhum tipo de pré-requisito e todas as pessoas, de crianças a idosos, estão convidadas para o evento coletivo. A organização aconselha que os participantes levem garrafinha de água, canga e almofadas. Além disso, é possível contribuir com 1kg de alimento não-perecível para doação a entidades assistenciais. Para se inscrever, acesse bit.ly/MEDITAjuntoBRASIL