Barbacena em situação de emergência em razão das chuvas

As tempestades que atingiram Barbacena nos dias 18 e 19 de março, segunda e terça-feira, motivaram a decretação de Situação de Emergência. O Decreto, assinado pelo prefeito Carlos Du, leva em consideração “as intensas  precipitações  pluviométricas,  acompanhadas  de  alagamentos  e  enxurradas  em  diversos  pontos  da  cidade, que resultaram em deslizamentos de massa, dano estrutural em pontes de concreto, danos em residências e vias públicas” e a necessidade de ações de “contenção, limpeza, restabelecimento de pontes, realocação de desalojados/desabrigados, recomposição de drenagens e vias, dentre outras ações”

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a direção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, na reabilitação do cenário e reconstrução. A norma autoriza ainda a dispensa de licitação para atuação do Município para atender situações emergenciais para “aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedadas a prorrogação dos respectivos contratos e a recontratação de empresa já contratada”.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Destaque linha 1