Barbacena e sua “fábrica” da Ford

Por Edson Brandão

No anúncio que circulou por volta de 1920 no jornal “O Arranca-Toco”, em Barbacena, Minas Gerais, a Ford Automóveis era a marca principal da tradicional Casa Raso. Destaque também para os pneus Goodyear e Firestone. Mas o reclame, como se dizia antigamente, nos revela que a firma Januário Raso & Irmão era também um magazine sortido, tão sortido que além de carros, vendia alimentos, roupas, móveis, materiais de construção, cimento, gramofones, discos, sapatos, velas e até caixões, dentre outros “artigos funerários”.

Na loja, situada à rua Sena Figueiredo (antes Ladeira Tiradentes), próxima do atual Hospital Policlínica, além do comércio de peças e pneus, os veículos automotores popularizados por Henry Ford e sua genial logística eram literalmente montados e entregues a seus clientes. Até ônibus, como deve ter sido o coletivo da Companhia Auto viação Sudoeste Mineira, que circulou na recém-construída estrada que ligava Barbacena a Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Piedade do Rio Grande, Santa Rita e outras localidades mineiras.

Segundo resgate de dados do memorialista e cartofilista, Elton Bello Reis, a partir de relatos de descendentes da família Raso, na fábrica de veículos e ônibus Ford em Barbacena eram montados muitos modelos: Doublé Phaeton (5 lugares), Voiturette (Baratinha) 2 lugares, caminhões para uma tonelada, Coupelet com 2 lugares e partida automática e Limusine 5 lugares.

Texto: Edson Brandão. Cadeira 06 do IHG GBP.

 

Fotos/reproduções: Coleção Altair José Savassi (Jornal), acervo pessoal Sonia Raso (Januário Raso & Irmão), História da Construção da Estrada Barbacena Ibertioga. Francisco Rodrigues de Oliveira. Edição do Autor. 2002, registro do primeiro ônibus adquirido pela Cia. Sudoeste Mineira, 27/11/1921.

 

Conheça o perfil do Instituto Histórico e Geográfico IGH GBP www.facebook.com/institutohistoricoegeo 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: