Autorizada lotação máxima nas salas de aula em Minas

 

O Centro de Operações de Emergência de Saúde (Coes), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aprovou, nesta sexta-feira (08), o retorno de 100% dos alunos nas salas de aula e nos demais espaços de ensino, e também no transporte escolar.  Até então, a permissão era de 50% da capacidade das escolas. A partir de agora todos os estudantes podem frequentar as aulas, desde que seja mantido o distanciamento de 90 centímetros entre os alunos nos ambientes da escola.

O uso universal de máscaras e as demais medidas de proteção permanecem como obrigatórias para instituições públicas e privadas. o novo protocolo passa a permitir também o uso compartilhado de objetos eletrônicos e o fim da quarentena de livros para empréstimos em bibliotecas escolares, desde que respeitadas as orientações de higiene e proteção. As alterações já estão valendo e cabe às redes de ensino promover as adequações necessárias para implementar as medidas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas), Eva Lídia Arcoverde, diversos fatores influenciaram a nova versão do protocolo. “O cenário epidemiológico apresenta, hoje, alguns fatores importantes como a vacinação dos trabalhadores da educação e da população em geral, a aplicação dos imunizantes em adolescentes de 12 a 17 anos, a redução da incidência de casos, óbitos e internações, inclusive com queda das taxas de ocupação de leitos”, enumera.

Fonte: Agência Minas

Destaque linha 1