Autoridades de Barbacena realizam a primeira reunião para tratar do repasse de 5 milhões ao Hospital Ibiapaba conseguido pelo Senador Hélio Costa

Na última terça-feira (11), aconteceu em Belo Horizonte, a primeira reunião para tratar sobre o repasse da verba de cinco milhões de reais que será destinada ao Hospital Ibiapaba de Barbacena. O valor foi solicitado pelo Senador Hélio Costa juntamente com outros dois Senadores: Alexandre Silveira e Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado. A reunião foi realizada, porque quando o valor é liberado, ele vai para Governo do Estado, que deve após isso, realizar o repasse diretamente ao Hospital.

Participaram do encontro o Deputado Estadual Doorgal Andrada, os diretores do Hospital Ibiapaba, médicos Antônio José e Osmar Belo, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Arinos Brasil e o Vice-Prefeito Aloisio Dias, e também o Secretário de Estado da Saúde, Fábio Bacheretti a fim de traçar os planos e o cronograma para o repasse da verba disponibilizada.

Em entrevista à Rádio Sucesso, o deputado Doorgal Andrada falou da importância dessa verba ser disponibilizada à essa Instituição de Saúde. Para ele, esse é mais um passo para que o atendimento de cardiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) possa continuar sendo realizado. Ressaltou também que a reunião foi uma oportunidade para que os problemas sejam colocados na mesa e discutidos para que seja traçado um caminho concreto, lembrando que Barbacena é sede da macrorregião de saúde, o que envolve cerca de 800 mil pessoas.

Na oportunidade, Doorgal também falou sobre os problemas que o Ibiapaba enfrenta e destacou quais foram os resultados da reunião. Segundo o Deputado, inicialmente cabe à Secretaria de Saúde a transferência do recurso federal que foi disponibilizado, uma vez que questões legais devem ser respeitadas primeiramente. Outro assunto importante foi acerca do Governo Federal, que também está pressionando para que seja revogada a portaria que reduziria os valores pagos pelo SUS para determinados procedimentos cardiológicos. Sobre a regularização dos pagamentos atrasados por serviços prestados que superam o teto do contrato do hospital com o SUS (extra teto), essa foi uma questão que também foi colocada em pauta, porém o deputado deixou claro que depende exclusivamente do Governo Federal. Por fim, afirmou que o Governo Estadual já realizou uma ampliação do teto disponibilizado para a cardiologia e está lutando para flexibilizar ainda mais os valores.

Para o Diretor do Ibiapaba, o médico Antônio José, o encontro foi positivo, uma vez que a situação econômica do hospital foi colocada em pauta para que os problemas possam ser resolvidos e a população possa ser atendida com qualidade. Na oportunidade, Antônio também agradeceu e elogiou a receptividade do estado para com os participantes da reunião, em especial ao Hélio Costa e ao Doorgal Andrada, que fizeram possível a disponibilização da verba para a saúde do município.

O Secretário Municipal de Saúde de Barbacena, Arinos Brasil, também em entrevista à Rádio Sucesso falou sobre as questões debatidas na reunião em Belo Horizonte. “A reunião foi muito produtiva, esperançosa. Espero que possamos resolver grande parte desses problemas cardíacos que se encontram no Ibiapaba”, afirmou. Segundo Arinos, houve também, além do empenho do senador Hélio Costa, um grande empenho o Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, que se disponibilizou a ajudar o hospital a sair da situação difícil em que se encontra. “Esse dinheiro será muito bem-vindo e é um grande ganho para a cidade. Barbacena já tem atendimento da parte cardiológica desde 2006 e, agora com a verba, poderá permitir uma melhoria e uma ampliação deste serviço no Ibiapaba”, finalizou.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: