Após ganhar livro de Padre Inconfidente, museu de Ouro Preto realiza cerimônia de entrega

Nesta terça-feira (19), o Museu da Inconfidência, na cidade histórica de Ouro Preto, recebe um exemplar de um livro “Tractado da Cultura dos Pessegueiros”, publicado em Lisboa (Portugal) em 1801 e escrito por Manoel Rodrigues da Costa, um Padre inconfidente mais longevo dos conjurados – nascido em 1754 e falecido em 1844. Foi através do historiador Edson Brandão que o livro foi identificado, onde a partir daí, a Prefeitura de Ouro Preto manifestou seu interesse pela obra para o museu.

Para o recebimento do livro, a Prefeitura Municipal realiza uma cerimônia de entrega, que acontece no Auditório do anexo do Museu da Inconfidência, no centro histórico, na Praça Tiradentes, a partir das 14h e será aberta ao público. O dia contará com a presença do Prefeito Ângelo Oswaldo e do Diretor do Museu, Alex Calheiros. Além disso, serão celebrados também os 230 anos do Sacrifício de Tiradentes e os 200 anos da Independência do Brasil.

Manoel Rodrigues da Costa

Nascido em 1754 e falecido em 1844, Manoel Rodrigues da Costa foi padre, revolucionário e também um político brasileiro que participou da Inconfidência Mineira e da Primeira Assembleia Nacional Constituinte do Brasil. Foi o único inconfidente deportado que conseguiu seu retorno ao Brasil e, após a Independência, elegeu-se Deputado em Minas Gerais.

Em sua fazenda, Registro Velho, localizada em Antônio Carlos, foi onde ele viveu. Esse era um local em que Tiradentes visitava regularmente. Lá, o Padre possuía mais de duas centenas de livros, onde alimentava sua cultura. Além de leitor, Manoel também produziu alguns manuscritos e um livro de temas agrícolas.

No período de Inconfidente, Manoel foi condenado e exilado em Portugal. Preso, colaborou como tipógrafo na tipografia do Arco Cego, uma casa editorial ativa em 1799 e 1801, onde era inovadora por seus temas enciclopédicos e por suas ricas ilustrações. E, foi lá que o Padre traduziu a obra “Tractado da Cultura dos Pessegueiros”, com texto original em francês.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: