Alunos de Barbacena conquistam medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática

Das 39 medalhas de ouro que Minas conquistou na  16ª edição da Olimpíada Brasileira Matemática das Escolas Públicas (Obmep), duas foram de alunos da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, em Barbacena: os irmãos Matheus Barreto Ferreira dos Santos e Thiago Barreto Ferreira dos Santos.

Matheus conquistou sua terceira medalha de ouro. “É muito gratificante conseguir mais essa medalha e ver a premiação do meu irmão, principalmente durante tempos tão complicados de pandemia, que dificultaram o acesso de muitos de nossa região ao ensino”, afirma. Seguindo os passos do irmão, Thiago, em sua primeira participação, conquistou a primeira medalha, também de ouro. “Eu me inspirei bastante no meu irmão para participar, pois, quando mais novo, o via obtendo sucesso e várias premiações olímpicas. Foi muito importante para mim ganhar essa medalha, porque além de todas as oportunidades surgidas, consegui seguir a tradição que meu irmão me ensinou a buscar”, disse.

Barbacena conseguiu ainda uma terceira medalha de ouro com Guilherme Buss da Silva, aluno da Epcar. Outra premiação que aconteceu no evento foi para as escolas que se destacaram, e uma delas é de Barbacena: a Escola Estadual Amilcar Savassi foi premiada com ganhou 1 (um) Kit com material didático. Além disso, o professor da Epcar Paulo Cesar Moraes Ribeiro foi premiado com 1 diploma e um livro de apoio à formação matemática.

Os outros medalhistas foram:

PRATA

Escola Estadual Adelaide Bias Fortes: Maria Paula Rodrigues Milagres.

Colégio Tiradentes: Matheus Henrique Damasceno Braga.

Escola Estadual Amilcar Savassi: Yuri Samuel de Paula Pires.

Instituto Federal (Ifet): Guilherme Carvalho Cunha e Bruno Henrique Militino da Silva.

Epcar: Kauã de Souza Almeida, Breno Raiher R. da Silva, Carlos Gabriel Pires T. L. Almeida, Davi Teixeira Lessa, Luiza Helena R. Assunção, Herminio Joaquim da S. Junior, Isadora Z. Carneiro, Andre Luiz R. Almeida, Maria Eduarda M. Dal Monte, Bruno Felipe Doege.

BRONZE

Colégio Tiradentes: Ariel Lucas R. Dornelas, Sophia Carvalho Neto, Samyra Mara C. Silva.

Instituto Federal (Ifet): Giovani Henrique Laia Coelho. 

Colégio São Francisco de Assis: Wallison Philipi A. N. de Oliveira.~

Epcar: Carlos Alberto D. Neto, Maria Eduarda A. Gonçalves, Alexandre Gomes de M. Junior, João Victor E. Hernandes, Renato Almeida Resende, Jonas Frederico Amancio, João Renato de O. Gonçalves, Guilherme Rutsatz Becker. 

ESCOLAS PREMIADAS: Escola Estadual Amilcar Savassi ganhou 1 (um) Kit com material didático

PROFESSORES PREMIADOS: Paulo Cesar Moraes Ribeiro, da Epcar, premiado com 1 diploma e um livro de apoio à formação matemática.

Criada pelo Instituto Mineiro de Psicologia Aplicada (Impa) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Destaque linha 1