Ainda não obrigatório, eleitores de Barbacena podem realizar cadastramento biométrico

O recadastramento biométrico, que busca não só facilitar o processo de votação como também gerar mais segurança, já pode ser feito pelos eleitores de Barbacena. Disponível desde dezembro de 2017, o serviço ainda não é obrigatório na cidade, diferente de outros 175 municípios de Minas Gerais onde o procedimento deve ser feito para evitar o cancelamento do título. Os eleitores interessados devem se dirigir ao cartório eleitoral ou realizar um agendamento (pelo telefone 148 ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral/MG). 

De acordo com o Analista Judiciário da 23º Zona Eleitoral de Barbacena, Eduardo Laguardia, a biometria é um sistema de tecnologia que consegue realizar a identificação das pessoas por meio de suas características biológicas, avaliando, por exemplo, a retina do indivíduo, a sua voz ou, como no caso eleitoral, as impressões digitais. No Brasil, esse sistema começou a ser implantado em 2008 e, após diversas fases, está sendo ampliado por todo o país, como conta o analista.

O eleitor que vai votar pela primeira vez com a biometria na próxima eleição será atendido normalmente pelo mesário, que irá realizar sua identificação por meio das digitais cadastradas, utilizando um aparelho conectado à urna. O reconhecimento sendo feito, o voto é liberado. Para quem ainda não possui o título de eleitor, tem mais de 16 anos e deseja participar da democracia brasileira, é necessário comparecer ao cartório eleitoral com documento de identidade com foto, comprovante de residência e, no caso de eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos, o certificado de alistamento militar.

O cartório eleitoral de Barbacena se localiza na Avenida Dr. Jaime do Rêgo Macedo, 41, 1º piso, no bairro Ibiapaba.