ABL homenageia centenário do Museu Mariano Procópio

Nascido em 23 de junho de 1921, o empresário Mariano Procópio Ferreira Lage completaria seus 100 anos de idade. Em sua homenagem, e em comemoração ao centenário de nascimento de seu pai, Alfredo, filho de Mariano, inaugurou oficialmente neste dia, o Museu Ferreira Lage, que posteriormente foi chamado de Museu Mariano Procópio. 

O museu está com as portas fechadas desde 2008, devido a obras e está sem previsão de reabertura para a visitação do público. Em sua homenagem, foi realizado pela Academia Barbacenense de Letras, um texto intitulado “Tempo de Celebrar”, de autoria de José Luiz Ribeiro, integrante do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, que pode ser lido na íntegra a seguir: 

“Em 23 de junho de 1921, comemorando o centenário de seu pai, Mariano Procópio, Alfredo inaugura, oficialmente, o Museu Ferreira Lage, depois chamado Museu Mariano Procópio, produto de uma acalentada ação de juntar, em diversas categorias, produtos que atestassem o testemunho da cultura universal.

​Às vésperas de comemorar o centenário dessa herança nacional, é bom recordar o último desejo desse notável cidadão, em correspondência ao prefeito da época em que já se iniciava em rito de despedida: “Quando V. Exª estiver lendo a presente já estarei na Pátria Eterna!” Nessa carta, o fundador e doador desses bens manifestava o desejo de servir a comunidade através de sua oferta.

​Certamente, na Pátria Eterna, o doador pode ter a sensação de dever cumprido e ficar satisfeito com o exemplo dado. Ao abrir a realização de seu sonho para a comunidade, proporcionou a todos um mergulho na história.

​Durante muitos anos, o Dr. Alfredo, como diretor da casa, marcou o caminho de muitos visitantes e mostrou a pungência de um tempo. Deu voz a marcos da nossa cultura, assim como, em seu teatro, possibilitou aplausos de um público sedento de diversão.

​Percorrer as alamedas, ouvir sons da natureza, seria uma forma de louvar o espírito desse empreendedor, que ofereceu o palacete de sua família a todos que, visitando o local, pudessem desfrutar de um tempo de delicadezas perdidas. Ele mostrou um caminho a ser seguido. Esse é o motivo da celebração.”

Destaque linha 1