A importância da Vacina e do bom senso da população

Por Laura Moraes Moreira de Oliveira, aluna do nono ano da Escola Belisário Moreira, de Ressaquinha, Minas Gerais, com orientação do professor  Doutor Delton Mendes Francelino, Diretor da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena, Coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IFET, Campus Barbacena, Diretor do Instituto Curupira e autor de livros.

Todos nós passamos por momentos difíceis ao longo da pandemia provocada pela Covid 19. Todavia, mesmo assim, tem-se percebido que as pessoas não estão levando mais “tão a sério” as campanhas de vacinação contra a doença. Aliás, na verdade, no Brasil, diminuiu-se o engajamento nas campanhas até de outras patologias, como a Gripe. Interessante lembrar que a primeira “campanha” de vacinação foi feita no século XVIII, para ajudar a conter a epidemia de varíola. Específicamente, esta vacina foi criada por Edward Jenner, um naturalista e médico de origem britânica (Conasems, 2022). Por incrível que pareça, as fake News (informações falsas) tiveram impactos muito fortes em nossas vidas, e nos prejudicam muito. Com elas surgem gigantescas dúvidas, como por exemplo: por que devemos nos vacinar?

A taxa de vacinação caiu drasticamente nestes últimos meses, pois na percepção das pessoas “aquela doença” já sumiu e não pode mais nos afetar, mas não, aquele vírus ou aquela bactéria, está ali! E pior: vale destacar, que sempre sofrendo mutações à medida que se replicam, logo, nada garante que estas mutações podem ser benéficas ou prejudiciais a nossa saúde, por isso a vacinação é super importante.

A falta de adesão às campanhas de vacinação é um desafio que precisamos vencer, já que nem sempre a dose daquela vacina chega para todos. A desigualdade social afeta tudo, até as campanhas de vacinação, que são para ajudar a prevenir doenças e fazer você perceber que pode ter chances de lutar contra patologias e viver uma vida saudável. A oportunidade que você tem em receber uma vacina, nem sempre será uma oportunidade para o próximo, já que em países muito pobres, não é possível comprar doses suficientes ou até nenhuma, com isso a doença se propaga, e fica muito mais difícil de conte-la. Desta forma, as pessoas morrem sem nem sequer terem tido a chance de se vacinarem.

Este é um tema complicado e difícil de ser explicado para todos, já que podem existir opiniões diversas, muitas vezes não fundamentadas em conhecimento científico, por exemplo. Mas, precisamos ter bom senso: todos os anos, milhares de pessoas morrem no Brasil vítimas de diversas doenças que possuem vacina (ou seja, grande parte dessas pessoas poderia ter sido salva). Muitos perderam seus familiares para o COVID-19 e mesmo que eles tenham tomado a vacina, alguns tragicamente não resistiram. Infelizmente por conta disso, alguns se tornaram contra a vacinação, às vezes por medo dos efeitos colaterais, por suas crenças, ou por acharem que a vacina estava matando as pessoas, junto a isso a desinformação foi fundamental para afastar parte da população das campanhas de vacinação.

Quando você se vacina, não está ajudando apenas você, mas está ajudando sua comunidade também, se todos se vacinarem a doença tem menos chances de se propagar. Então, se você tem a chance de se vacinar, se vacine! Se não for por você, faça pelo próximo!

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças, Portal Barbacena Online e SEAM – Serviços Ambientais.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: