10 dicas para você comprar um imóvel em Belo Horizonte com segurança

Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais e está localizada na região sudeste do país. Apesar de ser uma metrópole, a cidade oferece aos seus habitantes um ritmo de vida mais tranquilo que as capitais vizinhas São Paulo e Rio de Janeiro. Com excelentes oportunidades de emprego e qualidade de vida, os moradores de BH – como é chamada carinhosamente – vivem em uma cidade que atende todas as suas necessidades e ainda tem um dos melhores níveis de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais brasileiras.

Uma cidade que agrada tanto estudantes que desejam ingressar em uma boa universidade, quanto jovens buscando crescimento profissional, famílias com crianças pequenas ou pessoas mais velhas. Belo Horizonte acolhe todos os tipos de pessoas e estilos de vida, desde o boêmio até aquele que quer tranquilidade.

Está  querendo uma mudança de cidades e tem BH como uma das opções? Já mora na capital mineira e quer encontrar um novo imóvel? Está em busca de bons investimentos imobiliários? Nós trouxemos dicas de como encontrar imóveis em BH e efetuar uma compra segura.

1 – Escolha uma boa localização para seu imóvel

Parece um pouco vago quando falamos na escolha da localização, mas não é. Quando pesquisamos o local para escolher o imóvel devemos levar em conta alguns fatores: O imóvel é residencial ou comercial? Qual a estrutura que precisa ter em volta? Prefere tranquilidade ou um bairro mais boêmio? Centro urbano ou bairro residencial?
Decidindo esses pontos fica mais fácil encontrar a localização ideal que atenda todas as suas necessidades, que tenha segurança e com o valor médio dentro do seu orçamento.

 

2 – Melhores bairros de Belo Horizonte

Os bairros com melhor qualidade de vida são aqueles que proporcionam mais segurança ao morador, assim como uma boa infraestrutura. Alguns dos melhores bairros de BH para quem está procurando um imóvel:

Centro – Região dinâmica e valorizada, o morador deste bairro tem a praticidade de ter uma ampla opção de comércio e serviços nos arredores. Por ser a região central da cidade, as opções de transporte público também são muitas, dando praticidade aos moradores nas atividades rotineiras. Também é bem localizado quando o assunto é pontos turísticos e opções culturais e de lazer, com poucos minutos de caminhada é possível chegar até a Praça da Liberdade ou Parque Municipal. O centro é o bairro ideal para quem gosta da agitação da cidade.

Savassi – De característica boêmia e cultural, você encontra diversas livrarias, bares, museus, restaurantes, praças e casas noturnas. Com ruas limpas e arborizadas, costuma receber muitos eventos artísticos, além de ser muito próximo ao centro da cidade, o que facilita ao morador quando precisa de deslocar até a região central para resolver pendências, por exemplo.

Buritis – Localizado na zona oeste e predominantemente classe média, é uma das áreas mais requisitadas da capital mineira. Clima tranquilo e ótima infraestrutura, possui na região diversos tipos de comércios (mercados, padarias, restaurantes e afins). Abriga o maior parque da cidade, o Parque Aggeo Pio Sobrinho, além das instituições educacionais UNI-BH, UNA e Newton Paiva.

Santa Ifigênia – Também é perfeito para quem procura por qualidade de vida, com suas ruas bem cuidadas e seguras, o bairro proporciona tranquilidade aos seus residentes. Um dos marcos da região é a Praça Floriano Peixoto onde você pode relaxar, praticar exercícios ou apenas jogar conversa fora. Abriga os principais hospitais públicos de Minas Gerais, o Pronto Socorro João XXIII, o Hospital Semper, o Hospital São Lucas, a Santa Casa e o banco de sangue Hemominas.

Pampulha – Com sua expansão na década de 1970, o bairro ganhou notoriedade e é perfeito para aqueles que buscam tranquilidade ou residir perto de uma das melhores universidades mineiras, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Abriga também o Aeroporto Pampulha e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, pontos importantes da região.

Outros bairros com excelente qualidade de vida e segurança são: Funcionários, Cidade Jardim, Lourdes, Belvedere, Barro Preto, Santo Agostinho, Luxemburgo, Anchieta, Sion, Carmo e São Pedro.

3 – Tipo de imóvel

Usado, novo ou na planta? Sala comercial, apartamento ou casa? Saber exatamente o tipo de imóvel que você quer facilita muito na hora de encontrá-lo. As características também são importantes, como a metragem, número de cômodos, número de vagas na garagem, número de banheiros e afins. Se for casa, decidir se prefere térrea ou sobrado. Para apartamento em BH se prefere andar alto ou baixo, com área de lazer e condomínio, com com varanda ou sem.

 

4 – Orçamento

Imóvel é um investimento caro, por este motivo a sua compra deve ser planejada minuciosamente. Faça as contas e tenha o orçamento bem definido de quanto pretende desembolsar no valor total do imóvel e quanto pode comprometer mensalmente no caso das parcelas de financiamento. Também defina se irá utilizar os recursos do FGTS para amortizar uma parte do valor ou algum outro recurso como reserva financeira, valor de venda de um automóvel, etc.

 

5 – Confira as condições do imóvel

A menos que tenha optado por um imóvel na planta, faça visitas para verificar as condições da casa ou apartamento escolhido. Se for usado, verifique todos os cômodos para ver se não possui mofo, vazamentos ou infiltrações, se toda a estrutura está em bom estado. importante fazer uma checagem para ver se todos os documentos e a escritura estão corretos e se não há nenhuma pendência ou irregularidade.

Para os empreendimentos adquiridos na planta, verificar se a construtora é confiável, se já realizou entrega de outros apartamentos e casas, se não houve irregularidade em nenhum empreendimento anterior.

 

6 – Visite a região

A visita serve tanto para conferir as condições do imóvel, quanto as condições da região. Mesmo que você tenha feito uma pesquisa anteriormente, fazer uma visita na região em horários diferentes antes de fechar a negociação para saber como é o ritmo da vizinhança, se é tranquilo ou movimentado, conhecer melhor o futuro bairro de sua residência.

 

7 – Proposta e negociação

Ao negociar a compra do imóvel, evite fazer propostas absurdas, se colocando no lugar do vendedor. Caso queira fazer uma proposta muito abaixo do valor solicitado e com descontos absurdos, saberá que se o dono aceitar tem algo errado. Certifique-se de tudo que está incluído no valor total, se a transferência e parte burocrática também fazem parte deste valor. Conversar abertamente evita constrangimentos no futuro.

 

8 – Analise o contrato

Sempre que fazemos uma negociação devemos exigir um contrato detalhado que deverá ser lido com calma e atenção. Busque um aconselhamento jurídico ou fale com o seu advogado para entender todas as cláusulas e todas as informações contidas no documento. Esse procedimento evita futuros transtornos e garante um negócio honesto.

 

9 – Planejamento financeiro

Dependendo do negócio que você fizer, as parcelas do financiamento podem sofrer alterações, seja por taxas cobradas do banco financiador, ou da construtora. Por exemplo, apartamentos comprados na planta tem um valor de parcelas durante o período de construção corrigido mensalmente pelo INCC ou CUB. Depois da entrega das chaves o valor da parcela muda de acordo com o financiamento ou terá a opção de quitar o valor total.

 

10 – Burocracia

O financiamento foi feito, a escritura do imóvel assinada e as chaves entregues. Mas o processo não acaba por aí. O comprador precisa pagar taxas de registro do cartório e ITBI para a prefeitura de Belo Horizonte. Esses valores juntos correspondem à 4% do valor total de compra do imóvel. É importante que tenha uma reserva financeira para esta etapa do processo.

Com todas as dúvidas para encontrar os melhores apartamento e casas à venda em Belo Horizonte e quais os procedimentos deve tomar para a compra segura, não perca todas as novidades do mercado imobiliário. Assine nossa Newsletter e receba os melhores artigos e dicas no seu e-mail.