• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Ambulatório de saúde mental permanece funcionando

    O Ambulatório de Saúde Mental do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB) permanece funcionando. A Secretaria Municipal de Saúde não tem encaminhado novos pacientes, mas os cerca de 800 que já faziam acompanhamento com os profissionais do CHPB continuam seus tratamentos no local.

    A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) chegou a emitir uma nota confirmando o fechamento do ambulatório, alegando que a medida segue a orientação da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as premissas da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PESMAD).  Os atendimentos ambulatoriais seriam direcionados, de acordo com a assessoria da Fhemig, aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região, pactuados com os devidos municípios –  Barbacena (CAPS III e CAPS AD III), Piranga (CAPS I), Ouro Branco (CAPS I), Congonhas (CAPS II e CAPS AD) e Conselheiro Lafaiete (CAPS III, CAPS AD III, CAPSi). Imediatamente começou em Barbacena um movimento contra a medida.

    Mensalmente são atendidos cerca de 800 pacientes, entre crianças e adultos, com quadros graves de depressão, bipolaridade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia e dependência de álcool e outras drogas. 

     

    LEIA TAMBÉM: 

    https://barbacenaonline.com.br/com-fechamento-do-ambulatorio-de-saude-mental-atendimentos-serao-redirecionados/

    https://barbacenaonline.com.br/barbacena-pode-perder-ambulatorio-de-saude-mental/

    https://barbacenaonline.com.br/cidadaos-se-mobilizam-contra-o-fechamento-do-ambulatorio-psiquiatrico-em-barbacena/