• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Alunas barbacenenses representam CT em seminário internacional

    Cinco alunas do Colégio Tiradentes, em Barbacena, foram selecionadas para apresentar a metodologia aplicada pelo professor Carlos Eduardo Costa Pinto, idealizador e executor de um projeto que tem revolucionado a aprendizagem na escola, durante um seminário internacional que acontece em Curitiba. Por meio de vídeos, o professor consegue fornecer um arsenal de estudos que viabiliza o acesso aos conteúdos e gera mais engajamento por parte da turma. “Há uma necessidade de mudança no perfil metodológico que nós temos na escola hoje, no Brasil, a partir do momento em que a escola não se modificou no século 20 e nós temos novas gerações”, aponta Carlos Eduardo. “É preciso identificar que esses alunos de hoje já nascem apertando botões”. O professor ressalta, ainda, que os estudantes são criativos e querem ter voz, o que o incentivou a dinamizar suas aulas e aprimorá-las.

    O projeto, que ajuda a desenvolver habilidades e competências com diferentes metodologias, será apresentado em um seminário internacional sediado na capital paranaense. Entre as alunas a caminho de Curitiba está Camile Noronha, do 9º ano, que demonstra ansiedade, porém com confiança. “A gente sabe que tem que dar o nosso melhor para mostrar a todos como o projeto faz a diferença”, relata a estudante. Para o professor, a expectativa é a melhor possível. Ele se diz gratificado em “saber que temos profissionais de alto gabarito querendo nos ouvir, querendo entender essa metodologia para poder levar também para suas instituições de ensino”. Além disso, Carlos Eduardo salienta que ter o Colégio Tiradentes como protagonista desse processo é uma realização imensurável.

    O VII Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino e V Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras foi realizado em Curitiba, no sábado (19).
    Quando: 19 de outubro de 2019