Take a fresh look at your lifestyle.

Alimentar a alma

A crônica de Débora Ireno Dias

0 314

Uma chuva, um fogão, leite, farinha, açúcar, canela. Barulhinho bom lá fora. Cheirinho bom aqui dentro. A panela exalava o aroma da infância, onde a cozinha fria se tornava aconchego ao redor da mesa, já com suas xícaras de chá mate cheias, café e leite. Sentadas, ficávamos esperando o tabuleiro chegar, recheado daqueles bolinhos dourados, salpicados de doces e temperados de amor. Ali, sentadas, ficávamos esperando Papai chegar do trabalho para, juntos, rezarmos o Angelus e saborear o Bolinho de Chuva que Mamãe fazia. Crescemos assim, saboreando o amor em torno da mesa, simples e acolhedora, revestida de gostosuras que Mamãe fazia e que preencheu nossa infância de aromas e sabores.

Hoje, quando vejo um dia chuvoso, sinto logo o cheiro do bolinho. Ainda hoje, Mamãe os faz com maestria e delicadeza. Cada bolinha dourada nos remete a um sonho, a um lugar bom, a um momento bom que se faz presente ainda naquela mesa, naqueles bancos, naquelas xícaras. Dias destes, chegamos eu e meu sobrinho, final de tarde, mesa posta para os amigos. Foi festa para nós dois: sentamos e saboreamos antes o que os amigos iriam experimentar depois – a alegria de alimentar os sentidos e a alma com um bolinho dourado. Foi mágico ver a alegria de Matheus junto comigo e Papai, saboreando e se lambuzando com o açúcar com canela. E leite!

Dias destes, uma colega trouxe para merenda uma travessa destes bolinhos. Alegria na sala dos professores. Acredito que cada um voltou na infância e se lambuzou naquele aroma de sonhos. E, juntos à mesa, saboreamos o momento feliz em meio ao trabalho árduo da educação.

Educação. Começa em casa, ao redor da mesa, alimentando a alma com sonhos, aromas, sabores, palavras. Continua na escola, alimentando a alma com sonhos, aromas, sabores, palavras.

Que todos tenham à mesa uma travessa de bolinhos dourados para se alimentar. Faz bem à alma!

NOTA DA REDAÇÃO: Débora Ireno Dias – Educadora Física na Rede Municipal de Ensino, desportista, alimentando a alma com sabores e palavras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.