Take a fresh look at your lifestyle.

Agentes da GCM participam de curso de Manuseio de Arma de Fogo

0 1.058

Aconteceu na tarde de terça-feira (15) a cerimônia de abertura do Curso de Manuseio de Armas de Fogo, na sede da Guarda Civil Municipal e a entrega simbólica das armas, Pistolas Taurus 380, à corporação. Além das armas, a GCM recebeu coletes a prova de bala e tonfas. Todo o processo de armamento dos agentes é acompanhado e subordinado à Polícia Federal.

O curso será ministrado pelo comandante da Guarda Civil Municipal de Ouro Preto, Jonathan Marotta (credenciado pela Polícia Federal), com a participação de 42 agentes da GCM que foram aprovados no exame psicotécnico. Para usar o armamento, o Guarda Civil Municipal será avaliado no curso teórico e prático.

A cerimônia contou também com a participação de Vinicius Bianchetti, membro do Clube.38 de Tiro Barbacena e Rafael Rezende, presidente do Clube.38 de Tiro Barbacena. A Secretária de Governo, Marcela Zaidan, representou o prefeito. “A administração municipal deu um grande passo no que tange a proteção da população e dos próprios guardas municipais. Agora vamos iniciar o treinamento sob a supervisão da Polícia Federal”, afirmou o Comandante da GCM de Ouro Preto, Jonathan Marotta.

O armamento da GCM de Barbacena atende à determinação da Lei Federal 13.022/14, que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais. O Estatuto Geral das Guardas Municipais regulamenta dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. A guarda municipal deverá ainda colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos. Mediante convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal, poderá fiscalizar o trânsito e expedir multas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.